Desenvolvedores do Ethereum Classic: consolidação do poder de hash na rede não é um ataque de 51%
Os desenvolvedores da Ethereum Classic relatam que o que alguns chamam de um ataque contínuo de 51% na rede ETC, na verdade, pode ser o teste de máquinas de 1.400 / Mh ethash.
Os desenvolvedores da Ethereum Classic (ETC) afirmaram que um pool de mineração evidentemente alegando que mais de 50% do hashrate da rede era “a mineração provavelmente mais egoísta” em um tweet hoje, 7 de janeiro.
ETC devs também declarou explicitamente no mesmo tweet que a consolidação do hashrate anteriormente notada não é um ataque de 51 por cento, e que os gastos duplicados não foram detectados.
O tweet revelou uma causa potencial para “os recentes eventos de mineração”, atribuindo o aumento do hashrate ao teste de novas máquinas de 1.400 / Mh ethash pelo fabricante de circuito integrado específico para aplicações (ASIC) Linzhi.
Também hoje, a Coinbase publicou um post no blog revelando que havia “detectado uma profunda reorganização da blockchain da Ethereum Classic que incluiu um gasto duplo” em 5 de janeiro. A troca prosseguiu para suspender as retiradas e depósitos da ETC, que evidentemente não retomado pelo tempo de imprensa.
A Coinbase também observa no post que, após o incidente, detectou oito episódios adicionais de reorganização que também incluíram gastos duplos, totalizando 88.500 ETC (cerca de US $ 445.155 no momento da publicação).
A Coinbase também especificou que “não era o alvo desse gasto duplo e nenhum dinheiro foi perdido”.
A reorganização da cadeia é uma situação em que um único minerador, ou pool, possui mais recursos do que o restante da rede. O minerador dominante pode então definir um novo histórico de transações na rede “escolhendo um bloco prévio arbitrário a partir do qual estender um histórico de bloco alternativo”.
Em novembro, o serviço de carteira da Coinbase lançou o suporte para ETC, permitindo que os usuários visualizassem, enviassem e recebessem ETC. A Coinbase anunciou pela primeira vez que adicionaria suporte para a ETC em junho, levando a um forte aumento temporário no valor do ativo.
Em maio, o pesquisador brasileiro Husam Abboud, da Universidade FECAP, em São Paulo, calculou que poderia levar “entre 55 e 85 milhões [USD] (média de US $ 70 milhões) para realizar um ataque de 51% na rede Ethereum Classic.
No momento, a ETC está em 18º lugar no valor de mercado da CoinMarketCap, sendo negociada a cerca de US $ 5,02, uma queda de mais de 7% no dia. A capitalização de mercado da moeda está em torno de US $ 539 milhões, enquanto seu volume diário de negociação gira em torno de US $ 139 milhões.