Ethereum Classic abalado pelo segundo ataque 51% nesta semana
O Ethereum Classic sofreu outro ataque malicioso de 51% – o segundo em menos de uma semana. A Binance congelou todos os depósitos e saques do Ethereum Classic.
Os relatórios mostraram que um ataque 51% à blockchain do Ethereum Classic reorganizou 4.000 blocos na cadeia. O ataque foi reportado por volta das 03:30 UTC pela empresa-mãe da Ethermine Bitfly.
Este é o segundo ataque que o Ethereum enfrentou nesta semana. Os relatórios mostram que entre 31 de julho e 1º de agosto, mais de 807.000 ETC, no valor de US $ 5,68 milhões, foram roubados. A empresa de inteligência de dados Blockchain Bitquery disse que o atacante gastou US $ 192.000 em Bitcoin para obter o poder de hash da rede para executar o ataque.
A equipe do Ethereum Classic respondeu pedindo serviços relacionados, como exchanges e pools de mineração, para aumentar os tempos de confirmação.
In light of recent network attacks, it’s recommended that all exchanges, mining pools, and other ETC service providers significantly raise confirmation times on all deposits and incoming transactions. @okex @binance @HuobiGlobal @hitbtc @coinbase @digifinex @etherchain_org
— Ethereum Classic (@eth_classic) August 6, 2020
A quantidade de roubados ainda não foi confirmada, mas estima-se que pouco menos de US $ 94.000 em recompensas em bloco tenham sido obtidos. A Binance suspendeu todas as retiradas e depósitos do Ethereum Classic como resultado do ataque .
Taxa de hash da rede Ethereum Classic e a difficulty caíram significativamente neste momento, com a primeira em queda 18,65% e este último, 11,90%.
O Ethereum Classic não consegue uma pausa
O primeiro dos ataques recentes ocorreu entre 31 de julho e 1º de agosto. viu o atacante gastar US $ 5,6 milhões e ganhar 13.000 ETC em recompensas de mineração. O atacante extraiu quase 4.300 blocos e parou logo após o ataque. Isso custou a ele 17,5 BTC, ou US $ 192.000.
O incidente desencadeou uma conversa sobre a segurança da rede, que o ataque de hoje só aumentará ainda mais.
O BitQuery disse que o ataque foi sofisticado e exigia um entendimento profundo da arquitetura do Ethereum Classic. O ataque passou despercebido por vários dias antes de ser totalmente descoberto.
Vitalik mantem a pressão
Vitalik Buterin sugeriu que a ETC mude para Proof of Stake (PoS) , dizendo que é de menor risco que a Proof of work (PoW):
ETC should just switch to proof of stake. Even given its risk-averse culture, at this point making the jump seems lower-risk than not making it.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) August 6, 2020
Em junho de 2019, a ETC passou por um hard fork para reduzir o tempo de mineração de blocos. Alegadamente, isso foi feito para dar aos participantes da rede mais tempo para escolher um algoritmo de consenso a longo prazo.
O Ethereum (ETH) está se preparando para uma transição PoS com sua Atualização do ETH 2.0 . A próxima geração do Ethereum visa trazer maior escalabilidade e um protocolo PoS para facilitar o uso em larga escala da rede.
O artigo Ethereum Classic abalado pelo segundo ataque 51% nesta semana foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.