Ethereum: 5 anos e focando para o futuro
A Ethereum percorreu um longo caminho nos últimos cinco anos. Para marcar seu aniversário, o BeInCrypto dará uma olhada no que a rede passou e o que poderia estar reservado para ela na próxima meia década.
O bloco genesis na blockchain Ethereum foi extraído no dia 30 de julho de 2015 – cinco anos atrás hoje. Naquela época, as coisas eram muito diferentes e o mundo das cripto era amplamente limitado a um punhado de nerds de tecnologia com garagens cheias de plataformas de mineração e grandes ideias sobre como mudar o futuro das finanças.
O Bitcoin custava US $ 287 e tinha uma capitalização de mercado de pouco mais de US $ 4 bilhões. Era praticamente a única fruta no mundo dos ativos digitais com uma participação de mercado de 86%. A XRP e a Litecoin da Ripple foram praticamente as únicas outras duas principais criptomoedas no verão de 2015, com cerca de 9% da participação de mercado entre elas.
Os primeiros dias da Ethereum
Um jovem programador russo-canadense chamado Vitaly Dmitriyevich ‘Vitalik’ Buterin viu a necessidade de passar do dinheiro digital para uma plataforma que pudesse funcionar como mais do que apenas um sistema de pagamento. Ele foi um dos membros fundadores da Fundação Ethereum, formada em julho de 2014.
O white paper Ethereum descreveu a plataforma como uma ‘blockchain com um built-in com linguagem de programação completa de Turing que pode ser usada para criar ‘contratos’ que podem ser usados para codificar funções arbitrárias de transição de estado.’
Uma campanha de crowdsourcing foi lançada em julho e agosto de 2014, onde os participantes puderam comprar tokens Ethereum chamados ether, ou ETH, para obter sua visão do campo. O preço da OIC para um ETH na época era de US $ 0,31.
Mais de US $ 18 milhões foram arrecadados e o primeiro lançamento ao vivo da Ethereum, conhecido como Frontier, foi lançado há cinco anos hoje, após o teste olímpico no início daquele ano.
Homesteading e o Hack DAO
Em março de 2016, a Ethereum estava saindo da fase de fronteira relativamente básica e entrando na fase de Homestead.
Homestead foi o primeiro lançamento “estável” da Ethereum que ocorreu no bloco 1.150.000. Essa versão mais segura da rede conseguiu implantar contratos inteligentes mais complexos e criar Organizações Anônimas Descentralizadas (DAOs).
‘A DAO ‘ em questão naquele ano, foi uma organização específica criada no blockchain Ethereum por uma equipe de risco de uma empresa alemã que permitiu o compartilhamento de posses. A DAO levantou mais de US $ 150 milhões durante sua fase de venda coletiva, e isso o tornou um grande alvo para os hackers.
O código defeituoso permitiu que os usuários dos contratos inteligentes retirassem mais ETH do que haviam contratado. Essa exploração de ‘chamada recursiva’ resultou na perda de 3,6 milhões de ETH, que valiam cerca de US $ 70 milhões na época. Note-se que este não foi um bug da Ethereum, mas um erro no código que estava sendo executado na rede.
A DAO continha aproximadamente 15% de toda a ETH na época; portanto, era necessária uma medida extrema para remediar as perdas. Um hard fork altamente contencioso foi finalmente adotado para reverter o ataque e substituir o ETH roubado. O fork original continuou a operar na blockchain base e se tornou o Ethereum Classic (ETC).
Atualizações antes do grande crescimento
Duas atualizações da rede Ethereum ocorreram no ano seguinte, Tangerine Whistle e Spurious Dragon.
O primeiro foi um hard fork em outubro de 2016, que aumentou os preços gas de determinadas operações para fazê-las refletir sua real complexidade computacional e limitar a probabilidade de ataques de negação de serviço (DoS).
O último hard fork ocorreu um mês depois e fortaleceu ainda mais a rede contra ataques, removendo contas vazias do blockchain para simplificá-lo.
Em meados de 2017, o mercado da OIC começou a decolar e os preços da Ethereum foram exponenciados. Em janeiro de 2017, um ETH poderia ser comprado por menos de US $ 10. Seis meses depois, subiu para US $ 400, e as coisas estavam apenas começando a esquentar.
Em outubro, a Ethereum deixou a Fase de Homestead e entrou no primeiro estágio da Fase de Metrópole, chamada Bizâncio. Essa grande atualização de rede incluiu algumas grandes melhorias, como a introdução de zkSNARKs, atrasando a difficulty bomb, os recibos de status de transação e as atualizações inteligentes de contrato.
O FOMO da cripto estava em ritmo acelerado e os preços da Ethereum atingiram o nível mais alto de todos os tempos, em torno de US $ 1.400, na primeira semana de janeiro de 2018.
Para o ano de 2017, a Ethereum foi um dos ativos com melhor desempenho do planeta, ganhando mais de 8.500% durante o ano. A rede experimentou sua primeira queda de demanda em dezembro, quando o jogo blockchain da CryptoKitties se tornou viral e fez com que a rede ficasse no ritmo de um caracol.
Em 2018, tivemos o colapso dos preços da Ethereum e o mercado da OIC que sofreu forte pressão regulatória. Apesar da queda nos preços, o desenvolvimento continuou e Constantinople inaugurou mais atualizações no final de fevereiro de 2018.
Dessa vez, a Ethereum Virtual Machine (EVM) e a verificação inteligente de contratos foram aprimoradas, além de algumas modificações preliminares nas soluções de dimensionamento fora da cadeia. Os preços da Ethereum caíram para uma baixa de US $ 85 em 18 meses em meados de dezembro em seu primeiro mercado de urso real.
O trabalho continuado se manteve em 2019, enquanto os preços recuperaram avaliações de três dígitos, mas permaneceram letárgicos. A atualização de Istambul em dezembro daquele ano deu início a mais ajustes de segurança na preparação para o dimensionamento da camada 2. Houve também outro ajuste na dificuldade de bombas e redução de recompensa de mineração logo após.
Gráfico ETH / USD por TradingView
Estado atual da rede
Em 2020, cinco anos após o lançamento, todo o foco estará no próximo estágio do roteiro de atualização – Serenity.
A Ethereum foi em grande parte vítima de seu próprio sucesso, com demandas massivas na rede, principalmente de um setor de DeFi em expansão que foi elevando os preços gas.
A Serenity acabará por trazer essas soluções de escala há muito esperadas para a ETH 2.0. No entanto, a primeira ‘Fase 0’, chamada Beacon Chain, trará uma mudança no mecanismo de consenso para a prova de participação e todo um novo ecossistema monetário .
Após atrasos repetidos e para grande desgosto da comunidade cripto, os testes da Fase 0 começaram em abril. O testnet público final, apelidado de ‘Medalla’, será lançado no início de Agosto .
Isso renovou as esperanças de queao ETH 2.0 seja lançada na rede principal até o final de 2020, anunciando uma nova era para o contrato inteligente mais popular do mundo e a plataforma de aplicativos descentralizada.
De acordo com o ‘Ethereum by Numbers’ relatório da empresa de soluções blockchain ConsenSys, e várias outras fontes, as estatísticas atuais da rede Ethereum são impressionantes e incluem:
- Mais de 100 milhões de endereços únicos na Ethereum
- Mais de 8.000 nós principais da rede ativos globalmente
- Mais de 1,1 milhão de transações diárias de pico
- 111,8 milhões de oferta total de ETH
- Mais de US $ 36 bilhões em capitalização de mercado
- Quase 2.900 dApps em execução na rede
- Mais de 4 milhões de ETH bloqueados nos protocolos DeFi
- Mais de 20.000 Bitcoin tokenizados na Ethereum
Ethereum para o futuro
Para uma plataforma com apenas cinco anos, a Ethereum já percorreu um longo caminho. O lançamento da ETH 2.0 é fundamental para o futuro da rede, pois deve ser dimensionado antes de ser totalmente adotado.
Numa recente entrevista , o co-fundador Vitalik Buterin disse que ele está animado com a adoção e aplicação em massa da Ethereum nos próximos cinco anos, acrescentando que ele prevê um mundo “Onde a Ethereum é algo que é apenas uma parte regular da vida das pessoas em muitas comunidades e contextos diferentes “,
No próximo ano, provavelmente ocorrerá uma explosão de usos da Camada 2 que operará com a Ethereum até a fase 1 finalmente ser lançada. Isso deve permitir que os mercados de cripto evoluam ao lado dela e as taxas de rede caiam para níveis aceitáveis.
A longo prazo, a Ethereum espera evoluir para um ecossistema financeiro inteiro por meio de staking, com participantes institucionais a bordo para aproveitar as oportunidades de ganho . Se grandes quantidades de ETH forem compradas em preparação para a colocação em risco, um choque na oferta poderá elevar os preços muito mais do que os US $ 300 em que estão hoje.
É provável que a Ethereum tenha um papel fundamental na inevitável mudança de paradigma que deve ser feita para que a economia global sobreviva. Em seu estado atual, o mundo das finanças tradicionais precisa muito de um salvador.
Feliz aniversário, Ethereum!
O artigo Ethereum: 5 anos e focando para o futuro foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.