Ethereum 2.0: falha que zera ETH de validadores e gera efeito ‘YAM’ na nova rede
A comunidade Ethereum testa desde o começo de agosto a nova rede da criptomoeda. A versão de testes (testnet) Medalla é crucial para o lançamento da Ethereum 2.0 ainda em 2020. No entanto, a plataforma já apresentou seus primeiros problemas.
Usuários começaram a reclamar que a rede continha uma falha após o ETH romper para próximo de US$ 440. Logo em seguida, o preço sofreu correção, mas já volta a subir para o mesmo patamar na tarde desta segunda-feira (17).
Tudo aconteceu na última sexta-feira (14), quando um testador compartilhou no Reddit uma imagem que ilustrava o problema.
A questão girava em torno de um aparente erro que levava a zero a participação dos validadores na rede. Essa métrica é uma das mais importantes para uma blockchain, já que designa a confiabilidade da rede.
O que está acontecendo com o testnet Medalla? Validadores perdendo todo o ETH.
O usuário faz referência às recompensas da rede. Em troca da validação das transações, os validadores recebem ETH. As criptomoedas são distribuídas de acordo com a quantidade do ativo que eles possuem na carteira.
Ao contrário do que ocorre atualmente, portanto, a divisão não depende de processamento entregue à rede. Segundo o gráfico compartilhado, a rede de teste da Ethereum 2.0 levou a participação de validadores de cerca de 80% para zero.
Falha em software da Ethereum 2.0
Mais tarde, ficou claro o motivo do problema. A falha estaria relacionada ao Prysm, o software que roda a testnet do Ethereum.
Segundo o desenvolvedor Preston Van Loon, a falha estava em uma configuração errada de data e hora dos sistemas. Por algum motivo, ele foi ajustado para 4 horas no futuro. Como consequência, o software não teria confundido os dados entregues pela rede.
Aproximadamente às 17:30 UTC, @terencechain observou que seu relógio foi ajustado para 4 horas no futuro. Pouco depois, nossos pagers começaram a tocar e, em seguida, relatos de usuários começaram a surgir no Discord. Algo estava realmente errado. Na rede de teste Medalla, a participação do validador despencou mais rápido do que a YAM. De 75% a quase 5% ou menos. Foi momento de trabalho duro para a equipe do @prylabs.
A correção foi, desde então, liberada ao testadores. No entanto, os desenvolvedores ainda investigam as causas do problema.
O artigo Ethereum 2.0: falha que zera ETH de validadores e gera efeito ‘YAM’ na nova rede foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.