ETFs de Solana à vista enfrentam desafios regulatórios
Conforme aumenta a expectativa em torno da possível aprovação de ETFs de Ethereum (ETH) à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), especialistas atentam para a possibilidade de outras criptomoedas, como Solana (SOL), obterem produtos semelhantes.
Os líderes do setor estão discutindo se Solana poderia ser o próximo ativo a ver a introdução de ETFs à vista. Isto poderia impactar significativamente o mercado cripto.
Perspectivas do setor sobre ETFs de Solana à vista
Em uma aparição na CNBC, CEO da empresa de investimentos em moeda digital BKCM, Brian Kelly, destacou o potencial da Solana. Ele observou que moedas como Bitcoin, Ethereum e Solana são as três principais deste ciclo.
Além disso, Kelly sugeriu que, se a SEC aprovar os ETFs de Ethereum à vista, ela fornecerá regulamentações mais claras para o mercado em geral. Isso poderia à aprovação de mais ETFs cripto à vista, incluindo a Solana.
Leia mais: Como comprar Solana (SOL) e tudo o que você precisa saber
O analista de ETF James Seyffart, da Bloomberg Intelligence, ofereceu insights em resposta à especulação de Kelly. Seyffart enfatizou os obstáculos regulatórios que Solana enfrenta, especialmente devido à sua classificação como um título pela SEC.
“Com base nos precedentes/necessidades atuais, isso acontecerá dentro de alguns anos após a obtenção de um mercado de futuros regulamentado pela CFTC. Mas o Congresso e os projetos de lei de estrutura de mercado, como o FIT21, poderiam fazer com que isso acontecesse mais rapidamente. Acho que um ETF SOL teria mais demanda do que outros ativos digitais (além de BTC e ETH). Mas a SEC não está dançando em torno do status da SOL como fez com o ETH. Esses processos contra a Coinbase, a Kraken e outros dizem claramente que ‘Solana é um título’. O que poderia facilmente tornar esse caminho muito difícil”, observou Seyffart.
ETFs de altcoins enfrentam desafios
Apesar dos desafios, Seyffart reconheceu a demanda por ETFs de Solana. No entanto, ele sugeriu que a aprovação de um ETF de Litecoin (LTC) poderia acontecer primeiro, embora com menos interesse do mercado. A jornalista cripto Laura Shin acrescentou que, embora o Litecoin possa ter “pouca bagagem regulatória”, o Solana faz sentido do ponto de vista do uso e dos fundamentos.
A comunidade cripto aguarda a decisão oficial da SEC sobre os ETFs de Ethereum, que poderia preparar o terreno para futuras aprovações. O analista de ETFs Eric Balchunas especulou que um anúncio poderia ser feito por volta das 17h de quinta-feira (23). Sua previsão baseou-se no momento da aprovação pela SEC dos ETFs de Bitcoin à vista em janeiro.
Enquanto o mercado observa atentamente, as discussões sobre o Solana e outros ETFs continuam a evoluir, destacando as complexidades e oportunidades dentro do ambiente regulatório cripto.
O artigo ETFs de Solana à vista enfrentam desafios regulatórios foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.