ETFs de Solana não serão aprovados em 2024 nos EUA, dizem analistas

A perspectiva para os fundos de investimento em Solana (SOL) baseados nos Estados Unidos (ETFs) em 2024 permanece desfavorável. Ações regulatórias sugerem que esses ETFs têm uma chance mínima de serem aprovados sob a atual administração.

Essa conclusão segue a rejeição pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) dos arquivos necessários.

ETF de Solana não deve receber aprovação

Na terça-feira (20), a SEC supostamente recusou os arquivos 19b-4 da Chicago Board Options Exchange (CBOE) para dois potenciais ETFs de Solana à vista. Em seguida, houve a remoção desses documentos do site da CBOE. Essa decisão ocorreu após extensas discussões entre a SEC e os emissores, focando em se a Solana deveria ser classificada como um valor mobiliário.

Os cruciais arquivos 19b-4 necessários para iniciar o processo de revisão da SEC nunca chegaram ao Registro Federal. Consequentemente, a SEC interrompeu qualquer progresso em direção à aprovação ou negação.

Leia mais: Como comprar Solana (SOL) e tudo o que você precisa saber

O analista de ETFs Eric Balchunas, da Bloomberg, forneceu uma visão com um fluxograma mostrando que os ETFs de Solana não avançaram além do segundo passo do processo, que envolve a SEC postando o arquivo 19b-4 em seu site.

“Uma chance mínima de aprovação a menos que haja uma mudança de liderança. Chance praticamente nula em 2024, e, se Kamala Harris vencer, provavelmente haverá chance praticamente nula em 2025 também. A única esperança, na minha opinião, é se Donald Trump vencer”, Balchunas disse.

Etapas para Decisões de Aplicação de Cripto 19b-4
Etapas para Decisões de Aplicação de Cripto 19b-4. Fonte: Bloomberg Intelligence

Atualmente, mercados de previsão como o Polymarket sugerem uma corrida acirrada. Trump tem 52% de chance de vencer a eleição de 2024, seguido de perto por Harris com 47%.

Além disso, há especulações de que, se Harris prevalecer, ela poderia elevar o atual chefe da SEC, Gary Gensler, ao cargo de Secretário do Tesouro dos EUA.

Qual o caminho para a aprovação?

Também contribuindo para a discussão, o Presidente da ETF Store, Nate Geraci, destacou a improvável aprovação de um ETF de Solana (SOL) em breve sob a administração existente. Ele também apontou a ausência da negociação de futuros de Solana na CME, que são necessários para a aprovação.

“O único caminho viável para a aprovação de um ETF de Solana à vista seria o estabelecimento de um quadro regulatório claro que classifique distintamente quais ativos cripto são valores mobiliários versus commodities”, disse Geraci.

Além disso, adicionando outra camada à discussão, o chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, Matthew Sigel, permanece determinado a lançar um ETF de Solana à vista. Ele referiu-se a um caso de 2018 envolvendo a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) contra a My Big Coin Pay.

“Os tribunais estão traçando paralelos entre o gás natural e os tokens digitais. Para o gás natural, não importa se o gás é entregue a diferentes hubs como Henry Hub na Louisiana ou em outro lugar: se existem contratos futuros para um, todos os tipos de gás natural são tratados como commodities. Essa mesma lógica poderia se aplicar a ativos digitais como Solana e poderia moldar o futuro da regulamentação de ETFs”, argumentou Sigel.

Além disso, em julho de 2024, o presidente da CFTC, Rostin Behnam, disse que 70-80% das criptomoedas não são valores mobiliários. Ele também defendeu a supervisão completa do mercado cripto pela CFTC.

De fato, se a CFTC regular o mercado cripto, isso poderia abrir as portas para um ETF de Solana à vista.

O artigo ETFs de Solana não serão aprovados em 2024 nos EUA, dizem analistas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...