ErisX a CFTC: futuros regulados de ETH resultariam em um mercado mais sólido e líquido
Exchange cripto baseada em Chicago ErisX registrou carta com comentários sobre os benefícios de introduzir contratos futuros de Ethereum regulado.
A exchange cripto de Chicago ErisX registrou uma carta de comentários junto à Comissão de Negociação de Futuros de Commodity (CFTC) dos Estados Unidos respondendo ao pedido da agência por um feedback sobre o mercado e o mecanismo do Ethereum (ETH).
A carta, enviada em 15 de fevereiro, ressalta a crença da exchange de que “a introdução de contratos futuros regulados em Ether teriam um impacto positivo no crescimento e maturação do mercado”.
Como noticiado, o ErisX é uma nova versão do tradicional mercado de futuros Eris Exchange, e é esperado que ofereça suporte para negociação à vista em Bitcoin (BTC), Ethereum e Litecoin (LTC), assim como contratos futuros, na segunda metade de 2019, esperando aprovação regulatória.
A carta argumenta que “a listagem e negociação de futuros em conformidade com os mercados regulamentados da CFTC é consistente” com os esforços da CFTC de cuidar de “mercados de negociação de derivativos abertos, transparentes e competitivos e para proibir a fraude, manipulação e práticas abusivas conectadas com derivativos e outros produtos sujeitos ao [Commodity Exchange Act] CEA.”
A CFTC há um bom tempo determinou que o Bitcoin é uma commodity, já que aspira substituir outras moedas soberanas — em vez de um título, que seria cobrado pela Securities and Exchange Commission (SEC). Depois de intenso debate, Ether também foi retirado de uma classificação de títulos em junho de 2018.
Nesta carta, a ErisX chama a atenção para a diferença conceitual entre o Ethereum e seu predecessor, notando que o “Ethereum sobre os princípios de arquitetura do Bitcoin para estender a funcionalidade de um sistema distribuído, criptoeconomicamente seguro e com gravação e armanexamento baseada em blockchain para incluir novas capacidades computacionais para a execução do código arbitrário”.
Em sua análise sobre o estado atual do mercado do Ethereum, a exchange reafirma sua visão de que a falta de uma regulação clara afasta as empresas reguladas para aderirem ao setor, resultando na preponderância de “exchanges e corretores emergentes desregulados ou com regulação branda para preencher esse vazio, muitos deles off-shore.” Os riscos associados, entre eles a volatilidade de preçoes e flutuações de liquidez – são portanto:
“não únicas para o Ether, mas podem parecer exagerados com a estrutura atualmente fragmentada do mercado global e ‘exchanges’ com níveis variados de regulação e transparência operacional e integridade.”
ErisX assim afirma que os produtos ETK padronizados pela regulação da CFTC poderia trazer uma maior participação de atores institucionais e usuários comerciais, resultando em would draw broader participation from institutional actors and commercial users, resulting in “mercados mais ricos, líquidos e dinâmicos”, melhor gestão de risco e mais precisão na descoberta de preços.
Como noticiado, a ErisX neste mês nomeou três veteranos da Barclays, YouYube e da Chicago Board Options Exchange para cargos executivos, além de anunciar a indicação de Joseph Lubin ConsenSys para seu corpo diretivo em janeiro.