Equipamentos de mineração de Bitcoin sendo vendidos no quilo na China
Por: Livecoins
Em meio à queda dos preços das criptomoedas nas últimas duas semanas, os mineradores chineses estão vendendo suas plataformas de mineração “no quilo”, em vez de vender a um preço reduzido, como geralmente é feito.
As informações são do site 8BTC, um portal de notícias da china sobre criptomoedas. A matéria afirma que os mineradores não estão vendo lucratividade na mineração, a queda de preço do bitcoin ao longo do ano excede o custo incorrido pelos mineradores em relação à eletricidade e outras despesas de manutenção.
O mercado de criptomoedas experimentou uma forte queda na semana passada, onde as principais criptomoedas perderam mais de 20% em capitalização de mercado. O Bitcoin que esperava uma valorização de fim de ano está sendo negociado atualmente por menos de $ 4.300.
Muitas outras altcoins tiveram perdas acima de 30% e o mercado de criptomoedas perdeu 73 bilhões de dólares em valor total de mercado de acordo com o Coinlib.
Muitos mineradores de criptomoedas na China pararam seus equipamento de mineração, especialmente os modelos mais antigos, cujo os ganhos da mineração não podem cobrir o custo da eletricidade.
Modelos de mineração mais antigos, incluindo o Antminer S7, T9 e Avalon A741, já não dão lucro de acordo com a F2Pool, uma das maiores empresas de mineração da China.
Algumas pequenas e médias empresas de mineração localizadas na China e Mongólia estão supostamente vendendo seus equipamentos de mineração por 1/20 do preço que compraram um ano atrás.
A queda de lucratividade das operações de mineração afetaram principalmente as pequenas e médias empresas do ramo.
As mineradoras estão tentando vender os equipamentos por apenas 5% do seu preço real. Uma máquina de mineração comprada a 20.000 yuans no ano passado está sendo vendida por apenas 1.000 yuans.
Entre as plataformas mais vendidas, a Antminer S7, Antminer T9 e Avalon A741 que são as que já não dão mais lucro.
Um vídeo mostrando o que está acontecendo agora em uma empresa de mineração na China alimentou ainda mais o pânico do mercado. Nas imagens que se tornaram virais na comunidade de criptomoedas chinesa, uma enorme quantidade de equipamentos é jogada fora como sucata .
O fundador da F2Pool também postou uma foto dizendo que no momento os equipamentos são vendidos no quilo. Logo, o tema “Mineradoras vendidas no quilo” foi o assunto mais buscado no Baidu (versão chinesa do Google).
BRUTAL: this is what’s happening now in a China based mining site …. pic.twitter.com/gcN4lVTyBt
— Dovey Wan (@DoveyWan) November 20, 2018
Fake news e FUD?
Como a notícia vem em um momento de FUD (Medo, Incerteza e Dúvida), muitos bitcoiners fora do país afirmam que estas notícias são falsas, fabricadas com fotos da enchente do ano passado na China.
Dovey Wan, diretor administrativo da Danhua Capital, respondeu que as notícias são confirmadas pelos fundadores da F2Pool e da Bixin Pool. A julgar pela roupa do homem na foto abaixo, parece que a foto foi tirada nos dias atuais, já que está ficando frio na China.
Apesar do crash recente do bitcoin, ainda há novatos no jogo da mineração que vêem um raio de esperança quando muitos optam por desistir: “Não é tão lucrativo agora, mas ainda posso ganhar algum dinheiro”, disse um minerador.
A recente queda no mercado foi atribuída a muitos fatores. No entanto, a guerra em torno do hard fork da Bitcoin Cash Bitcoin Cash Fork War ainda é considerado o principal culpado.
O hard fork da Bitcoin Cash que aconteceu no dia 15 de novembro levou à apreensão de equipamentos e proibição temporária de negociações da moeda BCH até o início do Hard Fork, o que levou a uma série de vendas entre os investidores.
Em setembro, o CEO da F2Pool afirmou que a mineração só seria lucrativa com uma Antminer T9 se os preços do bitcoin não caíssem abaixo da marca de US $ 5.376. Qualquer coisa abaixo disso significaria prejuízo para os mineradores.
Leia também: A indústria da criptomineração e seus impactos no setor elétrico dos países hospedeiros
O artigo Equipamentos de mineração de Bitcoin sendo vendidos no quilo na China apareceu primeiro em Livecoins.