Block.one, desenvolvedora do EOS, lança a versão 2.0 do protocolo EOISO

A Block.one, desenvolvedora do EOS, anuncia o lançamento da versão 2.0 do protocolo de código aberto EOSIO, com segurança e processamento de contratos inteligentes aprimorados.

A Block.one, desenvolvedora do EOS, anunciou o lançamento da versão 2.0 do protocolo de código aberto EOSIO, de acordo com um comunicado de imprensa oficial compartilhado com o Cointelegraph em 8 de outubro.

O EOSIO é um protocolo de contrato inteligente baseado em blockchain usado para desenvolver e hospedar aplicativos descentralizados (DApps). Ele emprega um modelo de consenso chamado de prova de participação delegada.

Atualizações de protocolo: eficiência e segurança inteligentes de contratos

De acordo com o anúncio da Block.one, o núcleo do EOSIO 2.0 inclui várias melhorias na EOS VM – um mecanismo WebAssembly de alto desempenho especializado para aplicativos blockchain que permite o uso mais eficiente dos recursos do sistema ao processar contratos inteligentes.

A Block.one alega que a EOS VM atualizada oferece um ganho de desempenho de até 16x em relação ao EOSIO 1.0, melhorando consideravelmente a eficiência do contrato inteligente.

Outros desdobramentos importantes incluem a adoção de padrões de autenticação WebAuthn, permitindo o uso de um dispositivo de hardware para autenticar e assinar transações em navegadores sem extensões ou software extra instalados para aplicativos EOSIO.

Isso melhorará a segurança sem que os usuários precisem seguir com as chaves privadas ou outras informações da conta, afirma o comunicado à imprensa.

Para os produtores de blocos da rede, a Block.one também desenvolveu o que denomina “produção de blocos com várias assinaturas com limite ponderado” – uma maneira de eles “assinarem blocos com segurança, utilizando uma camada de permissão que permite várias chaves de assinatura de bloco em um esquema flexível sem compartilhando dados confidenciais”.

Novas ferramentas de desenvolvedor

A versão também inclui uma nova ferramenta de desenvolvimento baseada na Web, chamada EOSIO Quickstart Web IDE – atualmente em um estágio de suporte alfa – que visa diminuir a complexidade e os requisitos do sistema para a criação de aplicativos EOS.io.

Como o Cointelegraph informou em 14 de setembro, um hacker teria roubado mais de US$ 110.000 em criptomoeda ao explorar uma falha no EOSPlay, jogo de apostas em EOS.

Os desenvolvedores do setor posteriormente contextualizaram as façanhas do hacker em meio a um problema supostamente mais amplo: uma técnica barata que permitria que hackers “congestionassem” a rede – ou a colocassem em um modo de baixa eficiência – com apenas alguns dólares em EOS.

Os executivos da Block.one negaram esta afirmação e reiteraram que a rede está funcionando corretamente.

Você pode gostar...