Enquanto Latam afunda, aérea pioneira em Bitcoin fala em alta de 500%
A notícia do pedido de recuperação judicial feito pela Latam nos Estados Unidos agita o mercado nesta terça-feira (26). As ações da companhia área despencam na bolsa de Nova York e há apreensão sobre a situação da unidade no Brasil. Em meio à turbulência, a primeira empresa do setor a aceitar Bitcoin comemora números recentes.
A Latam diz que a crise do coronavírus motiva o pedido. No documento, divulgado nesta terça-feira, a empresa diz que “anuncia reorganização para garantir sustentabilidade no longo prazo”.
Enquanto isso, as ações da Latam na bolsa de Nova York caem próximo de 40%. Vale lembrar que os papeis da companhia não são negociados na Bovespa desde 2016. Na época, a companhia citou que o volume não era representativo frente a outros mercados.
Dessa forma, o desempenho da Latam no exterior não deverá afetar o Ibovespa hoje. A bolsa brasileira vem de forte alta com ganhos diversificados. A Via Varejo, que fechou compra de fintech que usa criptomoedas para empréstimos, liderou a subida.
Aéreas em alta, inclusive a pioneira do Bitcoin
Ao mesmo tempo em que a Latam passa por crise, demais ações do setor sobem na bolsa americana. Nas negociações antes da abertura do pregão, a United Airlines subia 7,48%, American Airlines ganhava 6,39% e a Delta Airlines ia a 6,79%.
Além disso, também comemora a AirBaltic, uma low cost europeia com sede na Letônia. Na segunda-feira (25), a empresa anunciou um aumento de 500% na reserva de voos. Segundo a companhia, foram 13 mil novos agendamentos em apenas uma semana. O crescimento se refere ao começo de maio.
A área ficou famosa em 2014, quando se tornou a primeira do mundo a aceitar pagamento de passagens com Bitcoin. Na época, a companhia figurava entre as 10 mais inovadores do mundo no setor. Aceitar Bitcoin, portanto, seguia essa tendência. A oferta de pagamento em criptomoeda se mantém até hoje.
Os preços dos bilhetes são mostrados em euros na busca. Ao selecionar o pagamento em Bitcoin, o sistema converte o valor em BTC utilizando a taxa atual na processadora parceira Bitpay. É possível comprar passagens com Bitcoin até mesmo nos voos em promoção. A única exigência para aproveitar pagamento em criptomoeda é agendar o voo com cinco dias de antecedência.
Paira dúvida sobre pedido de recuperação da Latam Brasil
O pedido da Latam feito às autoridades dos EUA ainda não é acompanhado pelas unidades na América Latina. A empresa disse que, por enquanto, está em discussão com o governo brasileiro. A companhia busca suporte financeiro às operações.
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a aventar a possibilidade de resgatar áreas em meio à crise. Entretanto, o clima de incerteza voltou quando o vídeo da reunião ministerial mostrou Guedes dizendo que não haveria “molezinha” para o setor.
Ontem (25), Bolsonaro vetou o trecho de uma emenda na Medida Provisória 907 que isentava aéreas de impostos em leasing de aviões até 2022.
O artigo Enquanto Latam afunda, aérea pioneira em Bitcoin fala em alta de 500% foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.