‘Fim do TED e DOC’: Banco Central antecipa lançamento do PIX para outubro
Banco Central anuncia antecipação do lançamento oficial do PIX, novo sistema nacional de pagamentos e envio de dinheiro que pode acabar com o TED e DOC
O Banco Central (BC) anunicou nesta quarta (22) a antecipação do lançamento do PIX.
Assim, o sistema que pode ‘acabar’ com as operações de TED e DOC terá sua primeira interação com a populaçã em 5 de outubro
Nesta data, segundo divulgou o Banco Central será aberto o registro das chaves de endereçamento para receber um Pix.
As chaves são o método fácil e ágil de identificação do recebedor.
Desta forma, o pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer a transferência.
PIX
Assim, segundo o Banco Central, quem desejar receber um Pix de forma simples e prática deverá, a partir de outubro, acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica.
Essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.
Antes previsto para iniciar em 3 de novembro, o registro foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o Pix.
Assim, na nova data estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade.
As regras específicas estarão detalhadas no Regulamento Pix, que será publicado em agosto.
No PIX, diferente do que ocorre hoje, será possível transferir dinheiro entre contas 24 horas por dia, 7 dias por semana e com tempo máximo de 10s.
Facilidade
Essa medida tem por objetivo facilitar o processo de registro das chaves pelos usuários do Pix, que terão um maior tempo para isso.
Além disso, segundo o BC, a medida também vai mobilizar as instituições e os seus clientes para o lançamento do Pix, induzindo ao entendimento prévio do novo meio de pagamento antes de seu efetivo funcionamento.
Por fim, também visa estimular a competição pela vinculação das chaves às suas contas entre as instituições que ofertarão o Pix aos seus clientes.
A participação nesse período antecipado de registro de chaves será facultativa às instituições financeiras e de pagamentos participantes do Pix, tendo como pré-requisito a conclusão bem sucedida da etapa de homologação.
Cronograma de marcos do Pix
- Agosto: Divulgação do Regulamento Pix e manuais técnicos
- 05/outubro: Início do processo de registro de chaves de endereçamento
- 03/novembro: Início da operação restrita do Pix
- 16/novembro: Lançamento do Pix para toda a população
Moedas Digitais
O Sistema Financeiro do Futuro será baseado em moedas digitais e não em dinheiro físico, destacou o Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.
Assim, segundo o Presidente, o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do BC, junto com o Open Banking componhe os pilares fundamentais para esta nova economia digital.
“A gente imagina que o sistema financeiro no mundo é [no futuro] quase todo digital. E culminando com o que a gente chama de moeda digital, que a gente vê lá na frente”, disse nesta semana durante um Fórum sobre o PIX, promovido pelo BC.
LEIA MAIS
- Banco Central do Brasil confirma estar estudando regulamentação para as criptomoedas
- Ministério Público Federal pede que bancos paguem multa por não ter dinheiro para honrar saque de clientes
- Sistema financeiro do futuro será com moedas digitais, diz Presidente do Banco Central do Brasil
- Rapper americano Lil Pump começa a aceitar Bitcoin via Lightning Network em sua loja oficial
- No Japão, banco MUFG nega relatos de que esteja desenvolvendo nova moeda digital
- Revolução Blockchain para a indústria de luxo – Falsificação exposta
- Texas: CEO do AriseBank admite-se culpado de enganar investidores em caso de US$ 4,2 milhões