Empresas de criptomoedas se unem para combater lavagem de dinheiro

Algumas das principais exchanges de criptomoedas e empresas de custódia se reuniram para lançar a Travel Rule Universal Solution Technology, também chamada TRUST. Anunciada pela Coinbase, a solução “orientada para o setor” foi desenvolvida para cumprir a Regra de Viagem antilavagem de dinheiro (AML) da Força-Tarefa de Atos Financeiros (FATF).

Atualmente, 18 empresas de criptomoedas se juntaram à TRUST para combater a lavagem de dinheiro. De acordo com a Coinbase, os membros do TRUST são: “Anchorage, Avanti, BitGo, bitFlyer, Bittrex, BlockFi, Circle, Coinbase, Fidelity Digital Assetssm, Gemini, Kraken, Paxos, Robinhood, Standard Custody & Trust, Symbridge, TradeStation, Zero Hash e Zodia Custody.”

Além disso, espera-se que a solução AML tenha muito mais participantes, conforme o edital.

O principal objetivo da TRUST

Os associados da solução TRUST visam fornecer alguns dados básicos e necessários aos clientes para a FATF sobre as transações acima do limite de USD/EUR 1.000. Em outubro do ano passado, a Força-Tarefa do Ato Financeiro anunciou em sua Regra de Viagem, uma “orientação para uma abordagem baseada em riscos”.

Ela era direcionada a todos os “Provedores de Serviços virtuais de ativos” para impedir a lavagem de dinheiro, financiando a expansão de armas de destruição em massa e financiamento do terrorismo.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

“Um grupo líder de exchanges de criptomoedas se reuniu para criar uma solução no espaço cripto, enquanto continuava a proteger a segurança e a privacidade das informações pessoais de nossos clientes.” O anúncio afirmou: “este esforço sem precedentes levou a uma solução projetada conjuntamente, a TRUST, que esperamos que em breve se torne uma indústria padrão”.

As 18 empresas cripto incorporaram três principais salvaguardas para o melhor cumprimento da Regra de Viagem, de acordo com o anúncio.

  1. Nenhuma dessas empresas armazenará “informações confidenciais de clientes” onde poderiam ser propensas a hackers e roubos. Em vez disso, eles usam plataformas criptografadas de ponta a ponta para compartilhar os dados entre os membros.
  2. Para garantir que os dados certos são enviados ao membro certo, o TRUST usa a prova de propriedade para verificar o proprietário dos ativos digitais antes de transmitir as informações necessárias.
  3. A TRUST fez uma parceria com a Exiger, uma empresa de tecnologia com sede em Nova York que ajuda a combater crimes financeiros e fraudes. Além disso, todos os recém-chegados são obrigados a “atender aos principais requisitos antilavagem de dinheiro, segurança e privacidade antes de aderir ao TRUST”.

Em 31 de janeiro, a Binance restringiu muitas contas na Nigéria para cumprir as normas AML e KYC. A maior exchange cripto por capitalização de mercado disse em um post no blog que o motivo era a segurança da plataforma.

A Binance ainda não mencionou porque não aderiram à solução TRUST. A exchange de criptomoedas centralizada enfrentou alegações sobre fraude de dinheiro devido à falta de adesão às regulamentações.

O artigo Empresas de criptomoedas se unem para combater lavagem de dinheiro foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...