Empresa processa BitMEX como maior fraude financeira dos EUA
A BitMEX é uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo, e agora enfrenta nos tribunais uma empresa que a acusa como a maior fraude financeira dos EUA. As acusações feitas pela BMA LLC no último dia 16 de maio foram pesadas em relação à BitMEX.
Nos últimos dias, a ação foi movida em um Tribunal Distrital dos EUA, no Distrito Norte da Califórnia. Além disso, as acusações da BMA LLC apontam que a BitMEX teria se envolvido com diversas atividades ilícitas.
Os autores do processo ainda apontam que a BitMEX não teria licença para operar com clientes dos EUA. De fato, a BitMEX anunciou que estaria deixando de prestar seus serviços aos moradores do Japão, devido às mudanças nas leis locais.
Empresa BMA LLC acusa BitMEX como a maior fraude financeira dos EUA em processo
A BMA LLC é uma empresa pouco conhecida, mas tem ganho notoriedade nas últimas semanas. Isso porque, a empresa processou a empresa por trás da Ripple (XRP),
No mais recente caso que certamente deu destaque para a BMA LLC, a BitMEX foi a envolvida. Foram citados como réus na ação as empresas HDR Global Trading Limited (BitMEX), ABS GlobalTrading Limited e seus sócios, Arthur Hayes, Ben Delo e, por fim, Samuel Reed.
O processo Case No. 3:20-cv-3345, aberto em 16 de maio último, acusa os sócios da BitMEX de lucrar bilhões de dólares de seus clientes. O motivo dos altos lucros teriam relação com atividades ilícitas e manipulação de mercado, acusações pesadas feitas pela BMA LLC contra a BitMEX.
Neste ponto, a BitMEX teria sido acusada como a maior fraude financeira que já aconteceu na história dos Estados Unidos (EUA). Além disso, afirmou que os moradores dos EUA são expostos à alavancagem de 100x, mesmo com a BitMEX não tendo uma licença para tal.
A BMA acusa a BitMEX até de violar a Lei de Organizações Influenciadas e Corruptas do Racketeer (RICO), fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, transmissão de dinheiro sem licença e transporte interestadual de bens roubados.
BitMEX acusa empresa de abrir processos desnecessários e seguidos
Em nota, a BitMEX avisou ao mercado que as acusações feitas pela BMA LLC foram retiradas da internet. Em outro ponto, aponta que a BMA se tornou um “arquivador serial de processos“.
“Estamos cientes de uma reclamação registrada pela ‘BMA LLC’, anteriormente conhecida como ‘Bitcoin Manipulation Abatement, LLC’, no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte da Califórnia. Depois de revisar uma versão preliminar de sua reclamação, que é claramente revisada com base nas informações extraídas da Internet, confirmamos que nos defenderemos vigorosamente contra essa alegação espúria.
A BMA emergiu recentemente como um arquivador serial de reclamações contra empresas que operam no espaço de criptomoedas e é amplamente reconhecido por operar como um troll de patentes”, afirmou a BitMEX em nota
Em outro ponto, a BMA LLC aponta que a BitMEX manipulou o mercado de Bitcoin, inflando o preço da moeda digital. As acusações irão parar no tribunal, uma vez que a BMA LLC pede que o processo seja julgado por um júri.
A BMA LLC ganhou fama após processar a Ripple e seu CEO, Brad Garlinghouse recentemente. Naquele caso, acusa a Ripple de ter violado a lei de valores mobiliários dos EUA, em uma ação no valor de U$ 1,1 bilhão (R$ 6,33 bi).
Plataforma saiu do ar na última terça e assustou investidores
Na última terça (19), a BitMEX ficou fora do ar por algumas horas e causou apreensão nos traders da corretora. Rapidamente alguns acreditaram que o problema teria relação com o novo processo enfrentado pela corretora, o que gerou rumores.
Contudo, após algumas horas a BitMEX anunciou que a plataforma estava com funcionamento normal. Os problemas teriam sido em um mecanismo de trades, que foram corrigidos e não houve nenhum problema com perda de clientes ou invasão hacker no caso.
BitMEX confirmou por Twitter que problema havia sido resolvido:
We can confirm trading resumed at 13:40 UTC. For official updates please follow https://t.co/fVa1FAqSEW and https://t.co/W9CnyDdlds.
— BitMEX (@BitMEXdotcom) May 19, 2020
Saiba mais em Empresa processa BitMEX como maior fraude financeira dos EUA