Empresa prevê que 25% das pessoas passará 1 hora por dia no metaverso

A consultoria de tecnologia Gartner prevê que o metaverso se torne uma parte importante da vida das pessoas até 2026, assim como a internet agora. Pelo menos um quarto da população global passará pelo menos uma hora no metaverso todos os dias até lá.

A consultoria Gartner, em um comunicado à imprensa publicado no dia 7 de fevereiro, disse que é provável que pelo menos 25% das pessoas passem pelo menos uma hora por dia no metaverso até o ano de 2026 para trabalho, compras, educação, interações sociais e entretenimento.

O metaverso fornecerá uma “experiência imersiva aprimorada”, por meio de dispositivos como fones de ouvido VR e até tablets. Mas o mais interessante é que, em relação ao mercado de criptomoedas, o Gartner espera que as moedas digitais e os tokens não fungíveis (NFTs) sejam uma parte importante desse ecossistema, pois “nenhum fornecedor será dono do metaverso”.

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Espera-se que as economias virtuais sejam alimentadas por esses ativos. Falando sobre como isso poderia impactar vidas, o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Marty Resnick, disse:

“Os fornecedores já estão construindo maneiras de os usuários replicarem suas vidas em mundos digitais. Desde frequentar salas virtuais até comprar terrenos digitais e construir casas virtuais. Essas atividades estão sendo realizadas em ambientes separados. Eventualmente, eles ocorrerão em um único ambiente, o metaverso, com múltiplos destinos entre as tecnologias e as experiências.”

Também espera que os locais de trabalho façam a mudança para ambientes virtuais de trabalho. Isso reduzirá a necessidade de infraestrutura de escritórios, e o Gartner chega ao ponto de dizer que 30% das organizações em todo o mundo terão produtos e serviços prontos para o metaverso.

São previsões ousadas. Mas parece cada vez mais provável que o metaverso moldará a forma como interagimos.

Hype do metaverso não desacelera, apesar das críticas

O metaverso recebeu algumas críticas de insiders da indústria e da comunidade de jogos, que chamam isso de nada além de uma moda e uma palavra de ordem. Ainda assim, as grandes empresas estão despejando bilhões de ideias, claramente convencidas de que será o novo meio através do qual as interações ocorrerão.

A Meta alocou tanto de seus recursos para a construção do próprio metaverso, apesar de perder bilhões no processo. A Microsoft também é vista como outra grande concorrente, adquirindo propriedades intelectuais para reforçar sua oferta. Enquanto isso, projetos cripto como Decentraland e The Sandbox também estão se tornando mais populares.

À medida em que mais capital entra, parece que pode ser o início de uma nova era para a internet.

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