Empresa lança primeira blockchain do mundo especializada em cannabis
A empresa Uruguay Can, a maior produtora de cannabis do Uruguai, anunciou o lançamento da primeira blockchain do mundo dedicada ao setor. Com sede em Montevidéu, a companhia planeja exportar para 80 países poderão legalizar maconha em breve.
Em um primeiro momento, a rede descentralizada irá se dedicar a monitorar o trajeto de cannabis medicinal. A promessa é rastrear desde o cultivo e a produção até os fornecedores para o consumidor final. A plataforma irá documentar todo o processo e, segundo a companhia, poderá se adaptar a outros cultivos.
A tecnologia é provida pela æternity global, empresa que conta com um protocolo para aplicativos baseados em blockchain. A CEO, Mariana Sanguinetti, explicou ao jornal El País que a plataforma inclui até as condições climáticas pelas quais passou o plantio.
Cada etapa que o processo de produção de maconha medicinal até o empacotamento, tudo o que foi feito com essa planta, incluindo as condições climáticas em que foi trabalhada, todas as informações são inseridas nessa plataforma através do operador que realizou o plantio.
O uso de blockchain é considerado importante em setores de alto risco, como no mercado de cannabis. O investimento em uma rede descentralizada e à prova de hackers, portanto, poderia atrair mais investimentos. Com isso, empresários do Uruguai esperam alavancar os negócios do setor no país latino-americano.
Controle de qualidade da maconha
O controle rigoroso da cadeia de produção de cannabis medicinal é visto como essencial para garantir seu uso correto. Ao monitorar origem e destino, é possível garantir a procedência e evitar desvios no meio do caminho. Além disso, o usuário tem assegurada a quantidade adequada de canabinóides para uso medicinal.
A maconha é uma planta que tem um comportamento distinto nesse sentido, é bastante instável e, de acordo com o tratamento, produz uma quantidade diferente de canabinóides. Como a concentração de canabinóides muda, é possível que [a planta] seja mais ou menos eficiente [para uso medicinal].
Outras aplicações
O sistema que usa a blockchain da æternity global foi desenvolvido no Uruguai, mas pode ser replicado em outros países. De código aberto, a plataforma funciona online e pode ser adaptada, por exemplo, para apps de celular.
Essa característica, aliada à versatilidade da plataforma, permite aplicar o projeto a outros produtos agro para além da cannabis. Segundo os responsáveis, a tecnologia tem o potencial de revolucionar a agricultura em geral.
O artigo Empresa lança primeira blockchain do mundo especializada em cannabis foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.