Embrapa vai usar blockchain para rastrear produção agrícola no Brasil
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) selou um acordo para criar um sistema de rastreamento de produção via blockchain. A novidade foi divulgada em publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4).
O novo acordo entra no rol de iniciativas em andamento para adoção de blockchain em diversos âmbitos da administração pública brasileira.
O BNDES e o Ministério da Justiça, por exemplo, já aventaram o uso de uma criptomoeda interna para compras públicas. Uma gerente do Banco chegou a dizer, por exemplo, que a blockchain teria papel de resgatar a confiança no governo.
Outras iniciativas lideradas pelo Brasil incluem uso de blockchain na telemedicina, atividade alfandegária e negociações comerciais com outros países. No futuro, é possível que a tecnologia também seja usada de alguma maneira no sistema previdenciário.
Além disso, nos estados, destaca-se uma tecnologia para monitoramento de obras no Ceará, licitações na Bahia e precatórios no Paraná.
Embrapa quer usar blockcain para rastrear produção de cana-de-açúcar
A Embrapa planeja utilizar blockchain para monitorar produtos e processos atinentes à cadeia de produção da cana-de-açúcar no país. As conversas para implementação do sistema se estendem pelo menos desde fevereiro de 2020.
Dessa maneira, agora a iniciativa se concretiza mediante acordo de cooperação técnica entre a empresa pública e a companhia Safe Trace, especializada no setor blockchain.
[Objetivo do acordo é ] integração de esforços entre as Partes para a execução de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento, de interesse mútuo, consistente na execução de atividades para a concepção e desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade, utilizando tecnologia blockchain, para produtos e processos agroindustriais da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
Essa não é a primeira vez que a Embrapa utiliza blockchain para rastrear produção agrícola de cana-de-alúcar. Em 2019, a empresa e a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) firmaram acordo similar.
O artigo Embrapa vai usar blockchain para rastrear produção agrícola no Brasil foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.