Virgin Australia encomenda oito jatos da Embraer
Por Patricia Vilas Boas
A Embraer informou que recebeu uma encomenda da Virgin Australia para oito aviões modelo E190-E2, que será adicionada à sua carteira de pedidos do terceiro trimestre.
A fabricante brasileira de aeronaves pode ainda receber encomenda da companhia aérea australiana, após vencer uma disputa contra o A220, o menor modelo da Airbus, segundo fontes da indústria.
A aeronave de corredor único irá complementar a frota de jatos “narrowbodies” maiores da Virgin Australia, disse a Embraer, substituindo os modelos Fokker atualmente em serviço. Os modelos narrowbodies, ou seja, de fuselagem estreita, costumam ser voltados para transporte de passageiros em rotas regionais,
As entregas, de acordo com a fabricante brasileira de aeronaves, estão previstas para começar no segundo semestre de 2025.
A Embraer não relevou o valor do pedido, mas com base nos preços estimados de entrega da Cirium Ascend, uma encomenda como essa teria um valor de quase US$ 300 milhões, após aplicados os descontos habituais do setor.
“Quando o E190-E2 entrar em serviço, em outubro de 2025, ele se tornará a primeira aeronave nova no mercado de charter da Austrália Ocidental neste século”, afirmou o presidente-executivo do Virgin Australia Group, Jayne Hrdlicka, no comunicado da Embraer.
A frota de E190-E2 da Virgin Australia terá como base a cidade de Perth, na Austrália, e será operada pela Virgin Australia Regional Airlines.