Elon Musk lança chatbot ‘Grok’ e afirma que pode superar o ChatGPT

Grok custa US$ 16 por mês no X Premium Plus. Por enquanto, porém, ele está disponível apenas para alguns usuários dos Estados Unidos

Elon Musk e sua startup de inteligência artificial (IA) xAI lançaram o “Grok”, um chatbot de IA que supostamente pode superar a primeira iteração do ChatGPT, da OpenAI, em vários testes acadêmicos.

A motivação por trás da criação do Grok é criar ferramentas de IA equipadas para ajudar a humanidade, capacitando a pesquisa e a inovação, como explicaram Musk e xAI em uma publicação feita em 5 de novembro no X (antigo Twitter).

Musk e a equipe da xAI afirmaram que uma “vantagem única e fundamental” do Grok é que ele tem conhecimento em tempo real do mundo através da plataforma X.

“Ele também responderá a perguntas picantes que são rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA”, disseram Musk e xAI. “O Grok foi projetado para responder a perguntas com um toque de humor e tem um lado rebelde, então, por favor, não o use se você odeia humor!”

O mecanismo que impulsiona o Grok, chamado de Grok-1, foi avaliado em vários testes acadêmicos em matemática e programação, superando o ChatGPT-3.5 em todos os testes, de acordo com dados compartilhados pela xAI.

No entanto, ele não superou a versão mais avançada da OpenAI, o GPT-4, em nenhum dos testes.

“Ele é superado apenas por modelos que foram treinados com uma quantidade significativamente maior de dados de treinamento e recursos de computação, como o GPT-4”, afirmaram Musk e xAI. “Isso demonstra o rápido progresso que estamos fazendo na xAI no treinamento de LLMs com eficiência excepcional.”

A startup de IA observou que o Grok estará disponível no X Premium Plus por US$ 16 por mês. No entanto, por enquanto, ele é oferecido apenas a um número limitado de usuários nos Estados Unidos.

O Grok ainda é um “produto beta muito inicial”, que deverá melhorar rapidamente a cada semana, observou a xAI.

A equipe da xAI disse que implementará mais medidas de segurança ao longo do tempo para garantir que o Grok não seja usado de maneira maliciosa.

“Acreditamos que a IA tem um imenso potencial para contribuir com valor científico e econômico significativo para a sociedade, portanto, trabalharemos para desenvolver salvaguardas confiáveis contra formas catastróficas de uso malicioso.”

“Acreditamos em fazer o máximo para garantir que a IA permaneça uma força para o bem”, acrescentou a xAI.

O lançamento do Grok pela startup de IA ocorre oito meses depois que Musk fundou a empresa em março.

Você pode gostar...