Elon Musk e Daniel Craig são usados para golpe com criptomoedas
O golpe chamado “Bitcoin Era” usa figuras famosas para atrair vítimas.
De acordo uma matéria do site Business Insider, um novo golpe com criptomoedas circulou anúncios no YouTube e em outras plataformas de redes sociais prometendo altos retornos e usando a imagem do dono da Tesla, Elon Musk, e do ator que faz o papel de James Bond no cinema, Daniel Craig.
O novo golpe é conhecido como “Bitcoin Era” e continua a atrair vítimas em potencial com novas táticas, inclusive usando os nomes do fundador da Tesla do ator de Hollywood.
Como a maioria dos golpes envolvendo ativos digitais, o “Bitcoin Era” promete retornos de US$ 5.000 por dia através de um robô que realiza trades em criptomoedas.
O golpe foi promovido por meio de um anúncio do YouTube que é exibido como um artigo do “The Blitz News” intitulado “A franquia Bond chega ao fim”.
Os produtores da franquia James Bond anunciaram no início deste mês que o último filme, “No Time to Die”, será adiado de abril a novembro em meio ao surto de coronavírus. O golpe usa essa notícia para atrair a atenção das vítimas.
Quando os leitores clicam no link para saber sobre o filme, eles são levados a uma postagem falsa intitulada “RELATÓRIO ESPECIAL: os britânicos estão ouvindo Daniel Craig, do 007, e estão arrecadando milhões de casa”.
O golpe promete às vítimas em potencial que elas podem se tornar milionárias em até quatro meses.
O golpe afirma que o “Bitcoin Era”, promovido como um robô de negociação automatizado que pode gerar grandes retornos, é apoiado por Elon Musk, Richard Branson e Bill Gates.
O artigo falso diz:
“Esses gênios da tecnologia construíram bilhões de empresas para solucionar problemas complexos, como pagamentos online, computação e transporte. Agora, eles estão enfrentando o problema global da desigualdade de riqueza, permitindo que qualquer pessoa – não importa quão ricos ou pobres eles sejam – ganhe dinheiro suficiente para desfrutar de uma vida feliz e gratificante.”
Segundo o Business Insider, o YouTube removeu o anúncio de circulação.
Embora o YouTube possa ter removido esse anúncio específico, o Bitcoin Era ainda é fortemente promovido online. A Bitcoin Era engana os leitores dizendo que o robô de negociação já foi mencionado em vários anúncios do Facebook e foi associado a celebridades como Richard Branson e Gordon Ramsay.
Especialistas aconselham a sempre desconfiar de plataformas de investimento que garantem qualquer tipo de retorno financeiro, especialmente as que possuem “robôs” que realizam trades.