Elon Musk apela por regulação para IA
Num discurso de abertura numa conferência sobre IA apoiada pelo governo chinês, Musk referiu que os governos devem preocupar-se com a inteligência profunda.
O presidente executivo do Twitter, Elon Musk, continua a pressionar por uma maior supervisão regulamentar da inteligência artificial (IA), alegando que ela pode se tornar “mais inteligente do que todos os humanos em tudo” no futuro.
Em um discurso em vídeo em uma conferência de IA apoiada pelo governo chinês em 5 de julho, Musk supostamente observou que os governos deveriam se preocupar com a inteligência profunda, instando os reguladores a intervir para evitar seu uso indevido.
“Penso que devemos ter muito cuidado com o desenvolvimento, especialmente, da inteligência artificial geral, ou inteligência muito profunda. [A inteligência artificial geral é uma inteligência informática que é mais inteligente do que todos os humanos em tudo. É algo com que nos devemos preocupar”, disse Musk, reconhecendo que “é importante ter algum tipo de supervisão regulamentar” nessa frente.
O conceito de inteligência artificial geral, ou AGI, refere-se a um subconjunto da inteligência artificial que prevê que as máquinas possam competir ou mesmo ultrapassar os humanos em termos de inteligência. Também conhecida como IA profunda, a tecnologia acrescenta capacidades cognitivas humanas a um programa, permitindo que as máquinas aprendam da mesma forma que os humanos.
No discurso, Musk também abordou os veículos autónomos e os robôs, referindo que podem trazer uma “mudança muito profunda” ao mundo, acrescentando: “Temos de ter cuidado para garantir que é algo que beneficia a humanidade”.
Os comentários de Musk seguem-se à apresentação do robô humanoide da Tesla, há alguns meses. Chamado de “Optimus”, o protótipo foi apresentado pela primeira vez no evento “AI Day” da montadora em setembro passado como uma demonstração dos últimos avanços da empresa em inteligência artificial. “À medida que o tempo passa, parece que, em algum momento, pode exceder a proporção de 1 para 1, em mais robôs do que humanos, e potencialmente muito maior”, observou Musk.
A China está alegadamente a intensificar os seus esforços de desenvolvimento da IA. Numa reunião recente em que participaram o Presidente chinês, Xi Jinping, e destacados membros do Partido Comunista, Pequim sublinhou as suas ambições de liderar a corrida mundial por IA.
De acordo com a agência noticiosa local Xinhua News Agency, os líderes chineses debateram a necessidade de “esforços dedicados para salvaguardar a segurança política e melhorar a governação da segurança dos dados da Internet e da inteligência artificial”.