Eleições dos EUA terão apuração de votos em blockchain com tecnologia da Chainlink
As próximas eleições americanas serão as primeiras da história com apuração registrada em blockchain. A iniciativa mais recente usará uma tecnologia criada na plataforma da Chainlink.
A agência de notícias Associated Press (AP) anunciou, nesta terça-feira (20) uma parceria com a empresa de blockchain Everipedia. A companhia irá receber dados da apuração eleitoral em tempo real da AP e registrá-los em blockchain.
A novidade vem em um momento de apreensão acerca do possível resultado das eleições no país norte-americano. O atual presidente Donald Trump ainda não deixou claro se pretende reconhecer uma eventual vitória de seu adversário, Joe Biden.
Com isso, a imprensa dos EUA especula que Trump poderia contestar resultado caso o democrata saia vencedor. O registro de votos em blockchain, portanto, seria uma tentativa de regar o pleito com uma aura de maior confiabilidade.
Oráculo da Chainlink
A iniciativa promete empregar coleta de dados inovadora por meio do oráculo OraQle, criado na Chainlink. Conhecida como “rei do DeFi”, a empresa de cripto oferece plataforma para desenvolvimento de tokens especiais conhecidos como oráculos.
Eles carregam informações confiáveis para de bases de dados externas para dentro de blockchains e são vistos como essenciais em contratos inteligentes que precisam monitorar dados do mundo real.
“A AP assinará os dados criptograficamente e publicará sua chave criptográfica através dos canais oficiais da Everipedia”, diz o comunicado oficial enviado à imprensa.
Os votos dos eleitores americanos serão, portanto, criptografados na medida em que forem apurados pela AP. Dessa maneira, seria impossível haver manipulação durante o trânsito ou mesmo nas instalações da Everipedia.
Eleições 2020 na blockchain
A inciativa conjunta entre Associated Press e Everipedia não será a única a ocorrer nas eleições para presidente dos EUA este ano. Na última semana, a imprensa americana divulgou que já existe um aplicativo de votação baseado em blockchain funcionando no estado de Utah.
Trata-se do app Voatz, usado experimentalmente durante a eleição para o conselho municipal de algumas cidades. A tecnologia já estava em testes e, no último dia 13, teria sido para computar o primeiro voto válido.
Além disso, o app já teria sido usado na convenção republicana de Utah. Dessa maneira, a nova plataforma em blockchain teria participado, mesmo que indiretamente, desta eleição presidencial.
O artigo Eleições dos EUA terão apuração de votos em blockchain com tecnologia da Chainlink foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.