El Salvador vai cobrar 3 BTC para conceder residência permanente
O governo de El Salvador irá conceder residência permanente a todos os interessados em investir pelo menos 3 BTC no país, agora que o Bitcoin foi aprovado como nova moeda de curso legal.
O presidente Nayib Bukele estava confiante pela aprovação pouco antes do Congresso confirmar a votação favorável. “É praticamente 100% certo que o projeto de lei [do Bitcoin]”, disse o mandatário em uma conversa transmitida ao vivo no Twitter ainda na noite de terça-feira (8). O PL foi aprovado com o apoio de 62 dos 84 parlamentares.
- Como participar do grupo premium do BeInCrypto
- Onda do Bitcoin iniciada em El Salvador pode prosperar no Brasil?
Questionado sobre residência permanente para empresários, Bukele esclareceu que empreendedores terão direito de visto permanece mediante investimento de 3 BTC no país. Pela cotação de 8h40 desta quarta-feira (9), o valor equivale a US$ 104 mil, ou cerca de R$ 520 mil.
O país agora trabalha para traçar um plano ousado de 90 dias para preparar infraestrutura necessária para adotar o Bitcoin como moeda. Parte disso vem de investimento estrangeiro, mais especificamente de empresas do setor de criptomoedas.
É o caso, por exemplo, da Blockstream, que fornecerá tecnologia de conexão via satélite para levar sinal de Internet para áreas rurais e permitir que mais cidadãos salvadorenhos tenham acesso à rede do Bitcoin para transações.
Bancos
O presidente, que controla o Legislativo e recentemente destituiu os chefes do Poder Judiciário do país, confirmou que estabelecimentos serão obrigados a aceitar o Bitcoin como pagamento. Já bancos deverão aceitar a criptomoeda como quitar empréstimos vigentes.
Outros contratos que já vigiam antes da mudança na legislação também poderão passar a aceitar o BTC para liquidar pagamentos, já que a criptomoeda passa a ser tão legal quanto o dólar, que era até então a única moeda do país
“Aceitar bitcoin vai ser obrigatório”, disse Bukele. “Eles têm que aceitar bitcoin por lei”.
Além de bancos, o próprio governo passará a aceitar bitcoin para pagamento de impostos. A criptomoeda, no entanto, não será colocada no balanço do Banco Central.
Dólar
Apesar da aprovação da Lei Bitcoin, o governo de El Salvador fez questão de deixar claro que o dólar segue sendo a principal moeda do país. O Banco Central emitiu nota reafirmando “a solidez” do uso do dólar.
Em comércios, onde agora mercadorias poderão mostrar preço em BTC, a moeda americana deverá ser utilizada como referência para conversão.
Na conversa informal do Twitter Spaces, Nayib disse que “El Salvador quer atrair empresários, talentos e inovadores para o país com a ajuda de duas moedas de curso legal, o Bitcoin e o dólar americano.”
O artigo El Salvador vai cobrar 3 BTC para conceder residência permanente foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.