El Salvador compra os primeiros 200 BTC, confirma o presidente Bukele
El Salvador é o primeiro país do mundo a reconhecer o Bitcoin como moeda legal. Apesar da oposição de grupos locais, o governo acredita que a criptomoeda será um fator positivo para a economia e a sociedade.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, confirmou na segunda-feira que seu governo comprou seus primeiros 200 Bitcoin (BTC) antes da implementação em 7 de setembro de uma nova lei para tornar a criptomoeda com curso legal.
“Nossos corretores comprarão muito mais conforme o prazo se aproxima”, disse Bukele, referindo-se ao cronograma de 7 de setembro para a implementação total da nova legislação BTC.
El Salvador acaba de comprar suas primeiras 200 moedas.
Nossos corretores comprarão muito mais conforme o prazo se aproxima.#BitcoinDay #BTC— Nayib Bukele (@nayibbukele) Setembro 6, 2021
A compra faz parte de um novo fundo Bitcoin de US$ 150 milhões aprovado na semana passada pelo Congresso de El Salvador. O fundo será usado para facilitar as conversões de BTC para dólares dos Estados Unidos na preparação para a implementação da nova lei. A preços atuais, a compra da BTC valia pouco mais de US$ 10,36 milhões.
Em junho deste ano, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a reconhecer o Bitcoin como moeda legal. Embora a decisão tenha sido recebida com elogios pela comunidade Bitcoin, detratores do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional alertaram que a nova estratégia não é uma boa ideia. Mais recentemente, a oposição interna viu centenas de protestos em todo o país contra a nova Lei do Bitcoin.
Enquanto isso, o Bank of America recentemente delineou pelo menos quatro benefícios potenciais para El Salvador aceitar Bitcoin. Em um relatório publicado em julho, o banco disse que a adoção do BTC pelo país pode agilizar as remessas, promover a digitalização financeira, oferecer maior escolha ao consumidor e abrir o país a investidores estrangeiros.
A nova Lei do Bitcoin dá aos salvadorenhos a capacidade de manter o ativo digital como parte de uma estratégia de investimento de longo prazo ou sacá-lo em dinheiro em qualquer um dos 200 caixas eletrônicos instalados em todo o país. O país também está construindo infraestrutura para dar suporte a uma carteira Bitcoin emitida pelo estado, batizada de Chivo. A carteira Chivo terá seu próprio caixa eletrônico que permite aos cidadãos sacar dinheiro 24 horas por dia sem pagar comissões.
LEIA MAIS