Presidente de El Salvador pró-Bitcoin, Nayib Bukele desafia constituição e lança candidatura à reeleição

Apesar da popularidade de Bukele, alguns críticos argumentam que ele não está poderia concorrer à reeleição de acordo com a constituição de El Salvador.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, deu entrada à documentação para concorrer à reeleição no pleito marcado para fevereiro de 2024.

Adepto do Bitcoin (BTC), Bukele recebeu forte apoio da população em 26 de outubro, depois que foi oficialmente indicado por seu partido para concorrer à reeleição.

“Mais cinco [anos], mais cinco e nem um passo atrás”, disse Bukele em um discurso diante de milhares de salvadorenhos. “Precisamos de cinco anos para continuar melhorando nosso país”, acrescentou.

| ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Aos gritos de “mais cinco, mais cinco e nem um passo para trás”, Nayib Bukele faz seu discurso diante de milhares de salvadorenhos após registrar sua candidatura presidencial à reeleição. “Precisamos de 5 anos para continuar a melhorar o nosso país.”

— Eduardo Menoni (@eduardomenoni)

Bukele chegou ao poder em 2019 quando o seu partido político, o Neuvas Ideas, quebrou três décadas de dominância bipartidária entre a Aliança Republicana Nacionalista e a Frente de Libertação Nacional Farabundo Martí (FMNLB).

No entanto, apesar de sua popularidade entre a população local, críticos como o advogado salvadorenho Alfonso Fajardo afirmam que a constituição do país proíbe Bukele de concorrer a um segundo mandato consecutivo.

“Hoje é um bom dia para lembrar que a reeleição presidencial imediata é proibida até 7 vezes pela Constituição”, disse ele em 26 de outubro.

Nayib Bukele está concorrendo à reeleição em El Salvador, apesar de isso ser proibido por sete artigos da nossa constituição. A constituição foi redigida após nossos acordos de paz, após a sangrenta guerra civil. Isso é inconstitucional.

— Daniel Alvarenga (@puchicadanny)

No entanto, em setembro de 2021, a Suprema Corte de El Salvador decidiu que os presidentes podem concorrer em eleições consecutivas.

O Nuevas Ideas é apoiado por 70% da população votante do país, de acordo com uma reportagem da Reuters, que citou um estudo de uma universidade salvadorenha. Seu concorrente mais próximo recebeu apenas 4% das intenções de votos.

Um dos concorrentes do Nuevas Ideas, a FMNLB, entrou com uma ação judicial em junho de 2021, alegando que o projeto de adoção de Bitcoin de Bukele era inconstitucional. No entanto, a iniciativa teve pouca função prática, pois Bukele e El Salvador tornaram o Bitcoin moeda de curso legal três meses depois, em setembro de 2021.

O governo de Bukele também implementou outras políticas favoráveis ao desenvolvimento da indústria de tecnologia com o objetivo de fortalecer a economia do país, como a eliminação de todos os impostos sobre inovações tecnológicas.

Gabor Gurbacs, consultor de estratégia da VanEck, disse recentemente que El Salvador tem o potencial de se tornar a “Singapura das Américas.”

Grande parte da popularidade de Bukele vem de sua forte repressão contra o MS-13, um grupo criminoso que contribuiu para que El Salvador registrasse as maiores taxas de homicídio do mundo há seis anos.

Como resultado da repressão ao MS-13, a taxa de homicídios de El Salvador caiu impressionantes 92,6% – de um pico de 106 por 100.000 habitantes em 2015 para 7,8 em 2022. Atualmente, o país ostenta uma das menores taxas de criminalidade da América Latina.

No entanto, as Nações Unidas e outros críticos argumentam que El Salvador violou as leis de direitos humanos ao prender 65.000 pessoas sem lhes oferecer o direito constitucional de se defenderem.

A eleição presidencial de El Salvador será realizada em 4 de fevereiro de 2024.

LEIA MAIS

Você pode gostar...