Economista ganhador do Prêmio Nobel, Paul Krugman, expressa ceticismo sobre cripto, prediz o colapso

O economista ganhador do Prêmio Nobel, Paul Krugman, expressou seu ceticismo sobre o valor das criptocorrências em um artigo do New York Times Opinion publicado em 31 de julho.

Krugman, que foi premiado com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 2008, explica sua posição como um “cético cripto”, observando os altos custos de transação e uma “ausência de tethering” associada a cripto.

Krugman descreve como a história do dinheiro foi se afastando lentamente das moedas de ouro e prata, para as notas e agora para os cartões de crédito e outros “métodos digitais”, que serviam para tornar as compras menos onerosas.

De acordo com Krugman, aqueles que celebram a criptomoeda – que ele observa ter um custo relativamente alto de fazer negócios – estão “efetivamente celebrando o uso de tecnologia de ponta para colocar o sistema monetário de volta em 300 anos”. Krugman ainda levanta a questão:

“Por que você gostaria de fazer isso? Qual problema isso resolve? Eu ainda tenho que ver uma resposta clara para essa pergunta “.

Com relação à falta de “tethering” do cripto, Krugman observa que “o colapso total é uma possibilidade real”:

“Se os especuladores tivessem um momento coletivo de dúvida, de repente, temendo que os Bitcoins fossem inúteis, bem, os Bitcoins se tornariam inúteis”.

O economista observa que, no futuro, embora possa haver um “equilíbrio potencial” onde apenas o Bitcoin – de todas as criptomoedas – sobrevive simplesmente para uso em “transações no mercado negro e evasão fiscal”, a realidade é que “a decepção provavelmente colapsará a coisa toda ”.

Krugman conclui observando que ele poderia estar errado, adicionando um apelo a todos os entusiastas da criptografia para provar que seu ceticismo de criptografia é falso:

“Mas se você quiser argumentar que estou errado, responda à pergunta: qual problema a criptomoeda resolve? Não tente apenas criticar os céticos com uma mistura de problemas tecnológicos e libertários. “

Outras figuras financeiras tradicionais e economistas conhecidos mostraram visões pessimistas semelhantes sobre a natureza das criptomoedas e da tecnologia blockchain. O vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, referiu-se ao Bitcoin nesta primavera como “cérebros recém-colhidos de bebês”, e o co-fundador da Apple Steve Wozniak disse em junho que blockchain é uma “bolha”.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...