Yves Mersch, do BCE, alerta que criptomoeda Libra é um ‘canto da sereia do Facebook’
O principal funcionário jurídico do Banco Central Europeu, Yves Mersch, disse que a stablecoin Libra do Facebook é “sedutora, mas traiçoeira”.
Yves Mersch, principal autoridade legal do Banco Central Europeu, disse que a stablecoin Libra, do Facebook, é “sedutora, mas traiçoeira” durante um discurso na conferência legal do BCE em Frankfurt na segunda-feira (2).
A Bloomberg relatou os comentários de Mersch em um artigo publicado em 2 de setembro. De acordo com o relato, ele disse que as moedas privadas têm pouca ou nenhuma perspectiva de se estabelecerem como alternativas viáveis aos leilões legais emitidos centralmente.
Mersch: Só os bancos centrais podem ser confiáveis
Ele acredita que apenas bancos centrais independentes podem conceder bancos institucionais suficientes para tornar uma moeda confiável e conquistar a confiança do público. Ele observou ainda:
“Espero sinceramente que o povo da Europa não fique tentado a deixar para trás a segurança e a solidez das soluções e canais de pagamento estabelecidos em favor das promessas sedutoras, mas traiçoeiras, do canto da sereia do Facebook”.
Reguladores em todo o mundo levantaram preocupações sobre as possíveis implicações do Libra em lavagem de dinheiro e controle de capital. Depois de visitar os reguladores financeiros suíços no mês passado, legisladores dos EUA ainda estão preocupados com o projeto de criptomoeda proposto pelo Facebook, o Libra.
Enquanto isso, o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, sugeriu uma transformação do sistema financeiro global, substituindo o dólar dos Estados Unidos por uma moeda digital semelhante ao Libra do Facebook.
Esforços de lobby do Facebook
O Facebook está reagindo à pressão regulatória intensificando seus esforços de lobby. Mais precisamente, a gigante das redes sociais contratou recentemente uma empresa de lobby com sede em Washington para ajudá-la a lidar com a resposta negativa a sua planejada criptomoeda Libra.
No começo de agosto, o Facebook também contratou Susan Stoner Zook, ex-assistente do senador republicano dos Estados Unidos Mike Crapo, para se juntar à equipe de lobby de seu projeto de criptomoeda Libra.