dYdX confirma bloqueio (e desbloqueio) de algumas contas sinalizadas na polêmica do Tornado Cash

A plataforma disse que usou fornecedores de conformidade para verificar e sinalizar contas potencialmente associadas a atividades ilícitas, incluindo listas de sanções para muitos países.

A plataforma de negociação de derivativos de criptomoedas dYdX disse que bloqueou contas de alguns usuários com fundos vinculados ao Tornado Cash, incluindo a suspensão equivocada de algumas que nunca se envolveram diretamente com o controverso misturador.

Em uma postagem no blog de quarta-feira (11/08), a dYdX disse que “desbaniu certas contas” que a plataforma de derivativos havia bloqueado em resposta ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, adicionando o Tornado Cash à sua lista de Nacionais Especialmente Designados, ou SDNs. De acordo com a dYdX, seu provedor de conformidade sinalizou muitas contas que se acredita estarem vinculadas ao Tornado Cash, que a plataforma posteriormente bloqueou – apesar de alguns nunca terem lidado com o mixer de criptomoedas. A plataforma disse que usou fornecedores de conformidade para verificar e sinalizar contas potencialmente associadas a atividades ilícitas, incluindo listas de sanções para muitos países.

“Esse influxo repentino de alertas afetou muitos titulares de contas que nunca se envolveram diretamente com o Tornado Cash, e muitas vezes esses usuários não percebem a origem dos fundos transferidos para eles durante várias transações antes de interagir com nossa plataforma, mas devemos manter certas restrições. ”, disse dYdX.

Recentemente, fomos informados de um problema relacionado ao Tornado que estava fazendo com que muitos endereços de carteira fossem bloqueados para acessar nossa exchange. Nós corrigimos isso e você pode ler o anúncio completo aqui: https://t.co/h9TDZE1rne

— dYdX (@dYdX) 10 de agosto de 2022

De acordo com a dYdX, banir os usuários não equivalia a apreensão de fundos, que eles disseram que sempre estariam disponíveis para saques. No entanto, a plataforma pode colocar contas no “modo somente fechamento”.

Muitas plataformas de negociação de criptomoedas bloquearam o acesso ao Tornado Cash após o Tesouro dos EUA adicionar o controverso misturador à sua lista de sanções em 8 de agosto. Como um SDN, “pessoas dos EUA são geralmente proibidas de negociar com eles”, e empresas e indivíduos listados têm seus ativos bloqueados – isso inclui 44 endereços de USD Coin (USDC) e Ether (ETH) conectados ao Tornado Cash.

Após o anúncio das sanções, o emissor de stablecoin Circle congelou mais de 75.000 USDC em fundos em endereços listados por funcionários do Tesouro. No entanto, as ações contra indivíduos associados ao mixer de cripto vão além das exchanges centralizadas com sede nos Estados Unidos. O cofundador do Tornado Cash, Roman Semenov, informou que a plataforma de desenvolvedores GitHub suspendeu sua conta. Na terça-feira (09/08), a plataforma de desenvolvimento Web3 Alchemy e Infura.io seguiram bloqueando solicitações de chamadas de procedimentos remotos para o mixer.

Alguns críticos da decisão do Tesouro de adicionar o Tornado Cash à sua lista de SDNs disseram que o misturador de criptomoedas é uma “ferramenta neutra” que pode ser usada por qualquer pessoa, em vez de uma plataforma que visa usá-lo para fins ilícitos. Em uma declaração de terça-feira, Lia Holland, do grupo de defesa de tecnologia Fight for the Future, chamou as ações do Tesouro de “desajeitadas” ao usar sanções contra maus atores como o grupo de hackers norte-coreano Lazarus, que também afetou usuários com “razões legítimas para buscar anonimato em transações financeiras”.

“Tornado.cash é um código e, em vez de identificar aqueles que estavam ajudando e incentivando criminosos, o Tesouro simplesmente sancionou esse código”, disse Holland.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...