Conselheiro do Banco Central holandês: preço do Bitcoin varia com a atividade de pesquisa do Google

Joost van der Burgt, do De Nederlandsche Bank, descobriu novas evidências da relação entre as buscas Bitcoin e o preço do Google.

Um assessor de política do banco central da Holanda afirmou que as mudanças nos preços do Bitcoin coincidem com as buscas do Google pela criptomoeda, informa a CNBC na sexta-feira, em 31 de agosto.

Em entrevista à rede na quarta-feira, Joost van der Burgt, do De Nederlandsche Bank, disse que a tendência se tornou mais clara em dezembro passado, com o advento dos primeiros futuros de Bitcoin chegando ao mercado.

“Toda vez que o bitcoin estava nas notícias, seja positivo ou negativo, o preço subia de acordo”, disse ele.

O fracasso do Bitcoin em compensar as perdas que começaram nas últimas semanas de 2017 provocou várias teorias sobre suas perspectivas futuras dos círculos financeiros tradicionais.

Voltando ao tema da “bolha” do Bitcoin, figuras como os economistas Nouriel Roubini e Robert Shiller fizeram afirmações repetidas ao longo deste ano de que a maior criptomoeda não pode sustentar preços mais altos por muito tempo.

Van der Burgt também sugeriu que o estouro desta “bolha” pode ainda não ter ocorrido definitivamente.

“Minha opinião é que, por causa da introdução de futuros, isso pode ter esvaziado a bolha antes que ela chegue a um nível em que pode estourar completamente”, acrescentou.

A Van der Burgt não adotou uma postura completamente antiBitcoin. Em um relatório de abril do Banco da Reserva Federal de São Francisco, no qual ele discutiu a bolha do Bitcoin usando o índice de instabilidade financeira de Hyman Minsky, o analista não descartou a idéia de que a Bitcoin poderia representar uma inovação genuína.

“Então, novamente, talvez o Bitcoin seja diferente de qualquer coisa que tenhamos visto antes, e talvez daqui a uma década sua capitalização de mercado suba ao atingir o status de uma nova moeda global”, ele meditou em comentários finais.

Você pode gostar...