Registro do ETF Solana pode ser uma aposta em Trump, entenda
A VanEck e a 21Shares entraram com pedido de registro para um (ETF) baseado em Solana. No entanto, a perspectiva de aprovação é incerta, e muito depende dos resultados da próxima eleição presidencial dos EUA, principalmente em relação a Donald Trump.
Se o republicano ganhar a presidência, a dinâmica poderá mudar favoravelmente.
A demanda institucional por Solana continua alta
Especialistas como o analista de ETFs da Bloomberg, James Seyffart, consideram que os registros da VanEck e da 21Shares são um tiro no escuro sob a atual administração. Os analistas do setor preveem poucas chances de aprovação do ETF de Solana se Donald Trump não for eleito e os democratas mantiverem o controle.
Por outro lado, um chefe da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), provavelmente nomeado por Trump, poderia melhorar essas chances. Atualmente, mercados de previsão como o Polymarket mostram uma chance de 67% de Trump vencer a eleição de 2024.
Leia mais: Solana vs. Ethereum: Uma comparação definitiva
Há muitas especulações sobre possíveis substitutos para Gary Gensler, o atual presidente da SEC, caso Donald Trump recupere a presidência, influenciando diretamente o ETF de Solana. Há rumores de que Dan Gallagher, diretor jurídico da Robinhood e ex-comissário da SEC, seja candidato ao cargo de Gensler.
Enquanto isso, alguns líderes do setor veem o registro do ETF Solana com ceticismo. Nic, CEO da CoinBureau, considera que se trata de uma tática de marketing.
“É ótimo ver a Van Eck registrando um ETF de SOL. Entretanto, acho muito improvável que ele seja aprovado este ano. Não há um mercado de futuros da CME para que os dados de mercado sejam coletados (algo que a SEC exige explicitamente). Além disso, os ETFs de ETH ainda não foram lançados, e não sabemos como será a demanda. Além disso, o impacto do FIT21 poderia acelerar sua execução. Mas não este ano”, disse Nick.
Além disso, Matthew Sigel, da equipe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, argumenta que um mercado de futuros da CME não é obrigatório para a aprovação de cripto-ETFs. No entanto, o consenso do setor sugere que uma aceitação regulatória significativa só poderá ocorrer com uma nova liderança da SEC.
Institucionais de olho em SOL
Apesar do ceticismo, o interesse institucional em Solana continua forte. O Solana Trust (GSOL) da Grayscale, por exemplo, tem um preço de mercado por ação que é 7,6 vezes maior que seu valor patrimonial líquido, atualmente em US$ 421. Nic acredita que esse otimismo institucional pode ter estimulado a tentativa especulativa de aprovação do ETF da VanEck.
Enquanto isso, o formador de mercado GSR previu um salto significativo no preço da Solana se os ETFs forem aprovados em condições favoráveis.
“Podemos ajustar nossas estimativas de fluxo relativo sob os vários cenários para o tamanho relativo de Solana ao aumento de 2,3x do Bitcoin devido aos ETFs à vista. Isso sugere que a Solana pode aumentar 1,4x no cenário de fluxos de baixa, 3,4x no cenário de linha de base e 8,9x no cenário de céu azul”, previram os analistas da GSR.
Leia mais: Memecoins da Solana que são promissores em 2024
Desse modo, a complexa interação entre a dinâmica do mercado, os desafios regulatórios e os resultados políticos torna os registros do ETF Solana uma aposta multifacetada. Esses registros dependem de mudanças significativas na liderança presidencial dos EUA.
O artigo Registro do ETF Solana pode ser uma aposta em Trump, entenda foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.