Meta negocia compra de participação na dona do Ray-Ban
A Meta, dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, está em negociações para adquirir uma participação minoritária na dona da Ray-Ban, em um esforço para desenvolver óculos inteligentes.
A Meta, que colaborou com a EssilorLuxottica nos óculos inteligentes Ray-Ban-Meta, está considerando uma participação de até 5% no grupo de óculos de luxo, que seria avaliada em cerca de € 4,5 bilhões (US$ 4,9 bilhões) a preços atuais, de acordo com pessoas familiarizadas com as discussões. Não há garantia de que qualquer investimento ocorrerá, acrescentaram elas.
Um porta-voz da Meta não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Um porta-voz da EssilorLuxottica se recusou a comentar.
Ao adquirir uma participação na EssilorLuxottica, a dona do Facebook buscaria fortalecer sua parceria com a maior empresa de óculos do mundo. A Meta, junto com outras grandes empresas de tecnologia, está explorando o uso de realidade virtual (RV) e aumentada (RV) para manter os usuários leais e engajados. A Snap vem experimentando óculos de realidade mista há anos, enquanto a Apple lançou o headset Vision Pro no início deste ano. Até agora, os usuários não adotaram essas tecnologias em massa.
LEIA MAIS: Ex-Natura, The Body Shop é comprada por magnata britânico
A Meta investiu pesadamente no metaverso — uma versão futura da internet composta de mundos imersivos acessíveis por meio de headsets — que o CEO Mark Zuckerberg saudou como a próxima grande revolução da computação depois dos celulares. A empresa mudou seu nome de Facebook para Meta anos atrás para ressaltar a dedicação ao conceito.
Na avaliação da Bloomberg Intelligence, a Meta provavelmente está dobrando sua aposta em realidade aumentada e óculos inteligentes com a possível participação na EssilorLuxottica, já que não possui a plataforma de hardware como é o caso da Oculus VR.
“Acreditamos que as unidades de RA, cerca de 10-15 vezes menores que a RV em termos de unidades enviadas, podem crescer a uma taxa muito mais rápida que a RV, dado o potencial de ter óculos inteligentes como um dispositivo de inferência para IA de geração e funcionalidade de assistente virtual”, escreveram os analistas de tecnologia Mandeep Singh e Nishant Chintala.
A Meta revelou seus primeiros óculos inteligentes Ray-Ban em parceria com a EssilorLuxottica, em 2021. Esses óculos foram colocados na armação Wayfarer para permitir que os usuários tirassem fotos e vídeos, ouvissem música e atendessem chamadas. Os óculos mais novos incorporam o MetaAI, um assistente de IA baseado em seu modelo de inteligência artificial Llama.
A EssilorLuxottica anunciou na quarta-feira (17) um acordo para comprar a marca de streetwear Supreme da VF por US$ 1,5 bilhão em dinheiro, adicionando outra marca de estilo de vida a um grupo que também inclui óculos de sol Oakley.
© 2024 Bloomberg LP