‘Não confie suas moedas a ninguém’, aconselha CEO da Ledger

O CEO da Ledger disse que até que as pessoas comecem a usar tecnologia descentralizada, o controle sobre ativos e dados permanecerá nas mãos dos grandes gigantes da tecnologia e intermediários centralizados.

A ascensão de serviços descentralizados e carteiras de segurança de hardware significa que não precisamos mais depender de intermediários para gerenciar nossos ativos e dados financeiros, de acordo com o CEO Pascal Gauthier da carteira de hardware Ledger, que pediu às pessoas que tenham mais responsabilidade.

Em entrevista ao Cointelegraph no Surfin ‘Bitcoin 2022 na quinta-feira, Gauthier disse que o recente colapso das exchanges centralizadas mostrou por que os investidores não devem confiar em intermediários para gerenciar seus ativos digitais.

Embora a maioria dos atores seja bem intencionada, Gauthier disse que “a indústria [de criptomoedas] é muito jovem”, o estado atual da economia está “sob estresse” e, se necessário, os intermediários continuarão a impedir que os investidores acessem suas participações em momentos de necessidade, citando o agora falido Celsius como um exemplo didático:

“Não confie suas moedas e suas chaves privadas a ninguém porque você não sabe o que eles vão fazer com isso.”

Gauthier admitiu que as más notícias deram mais “combustível aos [seus] negócios”, mas reforçou que as pessoas precisam “mover suas moedas antes que seja tarde demais”. Embora Gauthier, infelizmente, tenha notado que as pessoas em criptografia geralmente precisam “se queimar um pouco” antes de aprender da maneira mais difícil.

Mas, ele também acredita que a transição da Web2 para a Web3 está demorando porque na internet de hoje, os usuários se contentam com a velocidade e a eficiência dos serviços da Web2:

“Muita gente ainda está na Web2 […] porque eles querem ficar na matriz onde eles estão sendo controlados porque é mais fácil, você sabe é só clicar sim sim sim e aí alguém vai lidar com o seu problemas. Está tudo bem e bem, mas na verdade eu não acho que é assim que você [se torna] livre […] assumir responsabilidade é como você se torna livre.”

Gauthier acrescentou que a maioria das pessoas na sociedade de hoje vê a criptomoeda apenas como outra maneira de ganhar dinheiro fácil. No entanto, eles não entendem que isso pode “dar a eles controle sobre seus ativos” e fornecer a eles “liberdade financeira”.

A Ledger foi fundada em 2014 e é líder em infraestrutura de carteira de hardware de segurança por meio do uso de seu ‘Secure Element e um sistema operacional proprietário’ integrado, projetado para proteger ativos digitais. Em junho de 2021, a Ledger havia vendido mais de três milhões de carteiras de hardware.

Além dos produtos de segurança da Ledger, Gauthier disse que a empresa também adotou uma abordagem educativa para ajudar as pessoas comuns a entender o que a Web3 está tentando fazer:

“Gastamos muito […] do nosso dinheiro […] na construção de conteúdo e educação [para tentar] educar as pessoas, legisladores, reguladores […] para que as pessoas entendam o que tudo isso significa, por que é uma oportunidade, por que a liberdade está sendo desafiada hoje […] na sociedade atual [e] por que [essa] tecnologia precisa evoluir para […] tornar as pessoas mais livres do que são hoje.”

Seguindo em frente, Gauthier disse que está animado para ver como a tecnologia blockchain se desdobra e quais aplicativos de criptomoedas trarão adoção em massa. Tomando um horizonte de 20 anos, Gauthier acrescentou que “o que veremos em 20 anos são coisas que ainda não podemos imaginar”.

Você pode gostar...