Não espere que grandes empresas sigam o movimento da Tesla sobre o Bitcoin, diz JPMorgan
Enquanto a comunidade das criptomoedas espera que mais empresas grandes emulem a compra de Bitcoin da Tesla, os estrategistas do JPMorgan não acreditam que isso vá acontecer.
Estrategistas do JPMorgan Chase, um dos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos, acreditam que a compra de US$ 1,5 bilhão de Bitcoin (BTC) da Tesla não irá necessariamente desencadear uma tonelada de investimentos semelhantes.
Um grupo de estrategistas do JPMorgan liderado por Nikolaos Panigirtzoglou argumentou que a natureza altamente volátil do Bitcoin poderia manter os tesoureiros corporativos convencionais longe do Bitcoin. “O principal problema com a ideia de que os tesoureiros corporativos convencionais seguirão o exemplo da Tesla é a volatilidade do Bitcoin”, escreveram os estrategistas em uma nota aos investidores, informou a Bloomberg na terça-feira.
De acordo com o JPMorgan, mesmo uma pequena porção do Bitcoin em carteiras de tesouros corporativos estaria associada a um alto nível de risco, já que essas empresas geralmente mantêm a volatilidade de seu portfólio em cerca de 1%. Mesmo se o Bitcoin representasse 1% do total das alocações, “causaria um grande aumento na volatilidade do portfólio geral”, potencialmente aumentando a volatilidade do portfólio para até 8% devido à volatilidade anualizada de 80% do Bitcoin, disseram os estrategistas.
A Tesla Motors de Elon Musk chegou às manchetes em 8 de fevereiro ao anunciar uma compra de Bitcoin de US $ 1,5 bilhão em um processo junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. A notícia alimentou um pico parabólico em um mercado já em alta, com o Bitcoin posteriormente atingindo um novo recorde de mais de US$ 48.000.
Após a grande mudança, uma série de figuras cripto importantes, incluindo o fundador do Galaxy Digital, Michael Novogratz, expressou confiança de que “todas as empresas na América” seguirão a decisão da Tesla de alocar uma parte de seus balanços para o Bitcoin. O CEO da Grayscale Investments, Michael Sonnenshein, também previu que em breve o mundo verá muitos “outros líderes visionários e empresas inovadoras percebendo que realmente mudaram de por que para por que não”.
Algumas figuras chaves das criptomoedas também especularam que a gigante de tecnologia dos EUA, Apple, poderia ser o próximo player institucional a adotar o cripto ativo.
LEIA MAIS: