Dominância do Bitcoin pode cair para mínima histórica; o que isso significa?
O índice de Dominância do Bitcoin (BTCD) continua em queda, se aproximando da mínima histórica vista em janeiro de 2018.
A dominância do Bitcoin é o grau de participação da criptomoeda valor de mercado de criptomoedas. O índice vem caindo desde dezembro de 2020, quando atingiu uma alta acima dos 73%. e, atualmente, está abaixo dos 41%.
Com isso, cresce a possibilidade do BTCD atingir a sua mínima história de 36%, o que poderá gerar grande influência nos preços tanto do Bitcoin (BTC) como de diversas altcoins.
Entenda a dominância do Bitcoin
A Dominância do Bitcoin é medida ao se calcular a porcentagem da capitalização de mercado do BTC em relação ao valor investido em todos os criptoativos somados.
No fechamento desta matéria, segundo dados do CoinMarketCap, o valor de mercado da criptomoeda estava em US$ 668,35 bilhões, enquanto o valor de todo o criptomercado está em US$ 1,63 trilhões. Logo, o BTCD é de 41,70% – porcentagem que representa o quanto do valor total está alocado no ativo.
Por ser a maior criptomoeda do mundo, o Bitcoin diversas vezes influencia a movimentação de preço de outras altcoins. Isso foi visto recentemente em maio, quando críticas e proibições em relação à moeda impactaram negativamente o preço e causaram danos ainda maiores em outros ativos.
Quanto maior o nível de dominância do Bitcoin, maior a probabilidade do seu preço realizar movimentos de alta. No entanto, em momentos onde o BTCD está em forte queda, outras criptomoedas conseguem grandes valorizações, se iniciando um fenômeno de mercado chamado “altseason”, ou temporada de altcoins.
Em janeiro de 2018, quando o BTCD atingiu sua menor porcentagem, moedas como a Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH) e Litecoin (LTC) realizaram grandes saltos acima de 70% durante o mês. Enquanto isso, o Bitcoin chegou a cair mais de 40%.
Índice continuará caindo?
Conforme observado pelo analista de criptomoedas Valdrin Tahiri, o gráfico da movimentação do índice e os indicadores técnicos apontam para a continuidade da sua tendência de baixa.
Existem apenas duas zonas de suporte, que são preços a partir dos quais o BTCD encontrará dificuldades para continuar caindo: em 39,5% e na mínima histórica de 36%.
O analista aponta ainda que existe a possibilidade de uma subida temporária da dominância do Bitcoin no curto prazo. No entanto, dados os sinais de longo prazo, é provável que o índice logo caia novamente.
Se a dominância do Bitcoin de fato continuar caindo, menor fica a probabilidade de ver grandes saltos no preço do ativo no curto prazo. Por outro lado, o movimento pode ajudar a impulsionar preços de outras criptomoedas nesse meio tempo.
O artigo Dominância do Bitcoin pode cair para mínima histórica; o que isso significa? foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.