Dogecoin nem sempre foi uma ‘moeda meme divertida’
Você sabia que Dogecoin costumava patrocinar um piloto da NASCAR? Conheça algumas histórias incríveis por trás da criptomoeda “favorita” de Elon Musk.
Dogecoin (DOGE) parecer uma moeda meme bem divertida, principalmente porque seu preço disparou em 2021.
Mas por trás do desenho animado do inocente cão Shiba Inu estão algumas histórias horríveis. Aqueles que compram a criptomoeda devido aos anúncios e piadas da Tesla e do CEO da SpaceX, Elon Musk, provavelmente não têm ideia dos primeiros dias do DOGE.
Os primeiros dias
Apresentado pelos engenheiros de software Billy Markus e Jackson Palmer em dezembro de 2013, o protocolo do Dogecoin seguiu o algoritmo de prova de trabalho de Luckycoin e Litecoin (LTC) usando a tecnologia Scrypt.
Tudo começou no dia de Natal de 2013, quando Dogewallet anunciou que sua página da web havia sido comprometida, fazendo com que os usuários enviassem fundos para o endereço do hacker. Os US$12.000 em moedas perdidas pelos usuários foram totalmente reembolsados pelo membro do Conselho da Fundação Dogecoin, Ben Doernberg, que incluiu doações financiadas pela comunidade.
Quantas vezes você já ouviu falar sobre altcoins ou startups com foco em micropagamentos de redes sociais usando criptomoeda? Inspirado no projeto Bitcointip, que já estava em andamento há mais de um ano, o serviço Dogetipbot foi lançado, possibilitando gorjetas automáticas do DOGE no Reddit, Twitch e Twitter.
Infelizmente, o criador do Dogetipbot sacou toda a reserva em 2015, o que mais tarde levou à falência do serviço em maio de 2017.
Muitos patrocínios, com exit scam
Somando-se às origens não ortodoxas de Dogecoin, há o conto “Wolong”, um pseudônimo ativo nos grupos de negociação IRC e Reddit da época. Aproveitando o anúncio de patrocínio da equipe de bobsled da Jamaica, este trader supostamente coordenou as baleias para formar um pump do DOGE em 600% em janeiro de 2014.
Um artigo bem documentado atribuído a essa pessoa circula na web, descrevendo cada movimento por trás desses esforços coordenados de bombeamento. O mais interessante é que os grupos de discussão públicos e privados mencionados são assustadoramente semelhantes às iniciativas do r/SatoshiBets por trás do pump mais recente do Dogecoin 980% de 2021.
Por último, em outubro de 2014, a Moolah Altcoin Exchange anunciou que estava encerrando a operação e entrando com pedido de recuperação judicial, marcando outra forte correção de preço, conforme mostrado no gráfico acima.
Entre os investidores que foram vitimados estão Dan Wasyluk e seus colegas, perdendo um total de 750 BTC. Naquela época, não havia tantas exchanges listando DOGE. Assim, a Moolah forneceu alguma infraestrutura vital para a comunidade online da época.
Resumindo, o fundador da Moolah, “Alex Green”, administrou a campanha para o patrocínio de um piloto da NASCAR, além de financiar inúmeros encontros da comunidade Dogecoin e promoções pelo Twitter.
Eventualmente, as pessoas descobriram que “Alex Green” era um pseudônimo usado por Ryan Kennedy, que foi condenado a 11 anos de prisão por vários crimes, incluindo estupro.
Apesar de seus primeiros dias sombrios, que foram preenchidos com exit scam de pump e dump, Dogecoin parece ter encontrado seu nicho no espaço de criptomoedas e com uma forte comunidade online. Seu subfórum do Reddit, por exemplo, tem mais de um milhão de assinantes hoje.
Portanto, o início volátil do Dogecoin provavelmente será abandonado. No entanto, o DOGE certamente tem uma longa história de pessoas que o usam para formar pump e dump antes mesmo de Elon Musk vir a saber sobre sua criptomoeda favorita inspirada em meme.
As visões e opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade do Autor e não refletem necessariamente os pontos de vista do Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
LEIA MAIS