Extradição de Do Kwon é aprovada pelo tribunal de Montenegro

O ministro da Justiça de Montenegro tomará a decisão final sobre a extradição de Do Kwon para a Coreia do Sul ou para os Estados Unidos.

A saga do cofundador da Terraform Labs, Do Kwon, continua a se desenrolar, com um tribunal em Montenegro aprovando sua extradição para a Coreia do Sul ou Estados Unidos.

O Tribunal Superior de Podgorica determinou os requisitos legais para a extradição de Kwon, de acordo com uma declaração oficial publicada no site do tribunal em 24 de novembro.

Como o tribunal aprovou a extradição de Kwon para os EUA ou Coreia do Sul, a decisão final sobre sua extradição será tomada pelo ministro da justiça de Montenegro, observa o anúncio.

Anteriormente, um tribunal em Montenegro sentenciou Kwon a quatro meses de prisão após considerá-lo culpado de usar um passaporte forjado para tentar fugir para Dubai via jato particular. Em junho de 2023, Kwon foi acusado de tentar deixar o país usando um falso passaporte da Costa Rica.

Se o ministro da justiça permitir a extradição final do réu, a extradição ocorrerá após a execução da sanção criminal anunciada anteriormente no caso de documentos forjados, observa a declaração do tribunal.

Kwon foi preso em Montenegro em março de 2023 pelo seu papel no colapso de US$ 40 bilhões do ecossistema Terra em maio de 2022. Como tanto os EUA quanto a Coreia do Sul posteriormente solicitaram a extradição de Kwon, alguns promotores sugeriram que o cofundador da Terraform Labs poderia ser sujeito a várias sentenças em ambos os países.

Do Kwon foi preso por tentar fugir de Montenegro usando documentos falsos. Fonte: Fortune

Nos EUA, Kwon está enfrentando uma ação civil relacionada a fraude da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), além de várias acusações criminais pelo Departamento de Justiça sobre o colapso do TerraUSD e LUNA. Se Kwon for extraditado para a Coreia do Sul, ele poderia supostamente enfrentar uma sentença de 40 anos de prisão no país, onde supostamente cometeu a maioria de seus crimes.

Na semana passada, o tribunal mais alto de Montenegro supostamente negou o recurso de Kwon, forçando-o a permanecer preso. De acordo com relatos online, Kwon está atualmente detido na prisão de Spuž perto da capital montenegrina de Podgorica, onde é permitido sair ao ar livre por uma hora diariamente. Oficiais europeus relataram que a prisão é apertada e mal ventilada.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...