Diretor da SEC reforça regulamentação cripto

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, fez diversas referências a regulamentações do mercado cripto durante seu discurso em fórum sobre valores mobiliários.

Em um discurso enfatizando a necessidade de fiscalização, Gensler disse que a abordagem da SEC tem sido consistente. Para ele, isso significa que as regulamentações do mercado de criptomoedas precisam ser aplicadas de forma consistente, “independentemente da entidade, tecnologia ou modelo de negócios”.

“Por exemplo, ouvimos termos como‘ finanças descentralizadas ’(DeFi),‘ moeda ’ou‘ empréstimos ponto a ponto ’”, disse Gensler. “Não se engane – independentemente do rótulo ou da missão pretendida, estaremos examinando as realidades econômicas de um determinado produto ou arranjo para determinar se ele está em conformidade com as leis de valores mobiliários.”

Gensler também fez uma referência velada ao caso da SEC com a Ripple e o token XRP quando comentado sobre casos de alto impacto. Ele considerou esses casos importantes porque eles mudam o comportamento no resto do mercado ao enviar uma mensagem. “Alguns participantes do mercado podem chamar isso de‘ regulação por imposição ”, disse Gensler. “Eu apenas chamo de‘ aplicação ’”.

Congressistas enviam carta a SEC

No início desta semana, Gensler recebeu uma carta de dois congressistas norte-americanos, pedindo à SEC que considerasse a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC). Na carta, os congressistas Tom Emmer e Darren Soto questionam por que o regulador financeiro se sente confortável em aprovar um ETF de BTC baseado em derivativos, mas não um ETF sobre o mercado tradicional da criptomoeda.

Por se basearem diretamente no ativo, eles argumentam que os ETFs à vista de Bitcoin oferecem aos investidores mais proteção do que aqueles baseados em derivativos. Além disso, os ETFs aprovados podem impor taxas substancialmente mais altas aos investidores devido ao prêmio sobre os futuros de BTC e a rolagem dos contratos a cada mês, acrescentaram os congressistas.

A carta também abordou as preocupações percebidas da SEC sobre a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista ou de futuros, citando o potencial de fraude e manipulação nos mercados da criptomoeda. Como essa preocupação teria de se aplicar tanto a ETFs à vista quanto a futuros, os congressistas argumentam que a aprovação dos ETFs de futuros implica que as questões do regulador foram dissipadas.

O artigo Diretor da SEC reforça regulamentação cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...