Em meio a rumores, Banco Central da China diz que ‘não há cronograma’ para lançamento do Yuan digital
O Banco Popular da China esclareceu que ainda não existe um cronograma para o lançamento formal do yuan digital, apesar do projeto piloto em andamento.
O Banco Popular da China (PBoC) esclareceu que ainda não há “cronograma” para o lançamento formal do yuan digital.
Em uma entrevista publicada hoje no site do banco central, o governador do PBoC, Yi Gang, foi questionado sobre a data oficial de lançamento da CBDC, à qual ele respondeu:
“Esses testes são apenas trabalhos de rotina para a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da moeda digital. Nenhuma programação para um lançamento oficial foi revelada”.
O teste piloto referenciado por Gang foi realizado nas cidades de Shenzhen, Suzhou, nova área de Xiongan, Chengdu e no futuro local dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Logo após a publicação da entrevista, o Global Times, um órgão de mídia local controlado pelo estado, publicou um artigo sugerindo que a China pode acelerar o lançamento de sua CBDC para afastar possíveis ameaças financeiras dos Estados Unidos e gerenciar o financiamento pós-COVID-19.
O artigo recente do jornal cita Cao Yin, cofundador da empresa de blockchain Digital Renaissance, dizendo:
“Embora os EUA não incluam empresas e instituições financeiras chinesas em sua lista de entidades, os EUA ainda podem representar ameaças generalizadas às instituições chinesas e impactar a posição do yuan em acordos internacionais. Nesse sentido, a moeda digital estatal da China pode ser lançada mais cedo do que o esperado para combater um possível bloqueio americano.”
De acordo com Cao, a moeda digital controlada pelo banco central permitiria ao governo rastrear o dinheiro da ajuda e garantir que chegue às empresas necessitadas. Como parte do controle de danos econômicos do COVID-19, a China supostamente pretende aumentar a taxa de déficit em relação ao PIB para mais de 3,6% e propor um corte de impostos de 2,5 trilhões de yuans (US$ 353 bilhões) para as empresas neste ano.
Há rumores de que o yuan digital esteja pronto para lançamento desde 2019
Em 2019, o desenvolvimento do projeto de yuan digital foi supostamente acelerado devido ao anúncio da criptomoeda Libra, apoiada pelo Facebook. Já naquela época, fontes oficiais afirmaram que o PBoC estava quase pronto para lançar sua CBDC.
Conforme relatado recentemente pelo Cointelegraph, a ausência de um cronograma oficial, juntamente com relatórios regulares confirmando que o projeto do yuan digital está sendo trabalhado ativamente.
Leia mais:
- Atual correção de preço do Bitcoin parece ser o resultado da venda de mineradores e investidores de varejo
- Transações com stablecoins atingem novo recorde
- Malta aprova três projetos de lei para blockchain e cripto em segunda leitura parlamentar
- Casa lança um serviço de monitoramento de nós para melhorar a saúde da rede Bitcoin
- A plataforma ‘fraudulenta’ da Bitstrade recebe uma ordem de Parar e Desistir de regulamentadores de Nova Jersey
- ‘Divulgue a gravação, covarde’ – diz Roubini ao CEO da BitMEX após debate