Dificuldade de mineração de bitcoin atinge nível histórico
A dificuldade de mineração de Bitcoin acaba de atingir um novo marco, com uma dificuldade de 17,6. O registro mostra que os mineradores permanecem otimistas após o halving da criptomoeda.
New #bitcoin difficulty record 17.6T .. miners are bullish! pic.twitter.com/nIKOpWJyyS
— PlanB (@100trillionUSD) August 24, 2020
Como é calculada a dificuldade de mineração do Bitcoin?
O algoritmo de mineração do Bitcoin é baseado em prova de trabalho (PoW). Os mineradores precisam adivinhar um número gerado aleatoriamente chamado de ‘nonce’. Esta operação produzirá uma string de números ou hash, que possui um certo número de zeros.
Uma sequência mais longa de zeros significa que é mais difícil adivinhar o nonce, em outras palavras, mais dificuldade. E maior dificuldade atrai mais recursos de mineração para alimentar a rede. A blockchain Bitcoin agora está mais poderosa do que nunca.
Para efeito de comparação, em dezembro de 2017, quando o preço do Bitcoin estava em alta, a dificuldade de rede era de 1,9 trilhão. Isso é 9,25 vezes menor do que a dificuldade testemunhada hoje.
Nem todas boas notícias para mineradores
A China abriga algumas das maiores operações de mineração de Bitcoin do mundo. E, como o BeInCrypto relatou recentemente, a China está sofrendo uma das piores temporadas de inundações das últimas décadas.
A Represa Three-Gorge, a maior do planeta, corre o risco de transbordar há semanas. A inundação do rio Yangtze pode interromper dezenas de mineradoras de Bitcoin na área.
De fato, as enchentes já afetaram a taxa de hash, que supostamente caiu 20% devido às fortes chuvas.
Around 10-15 EH/s has dropped off from Chinese pools in the past 24 hours.
原因:因暴雨红色预警电站须停电避洪峰
Reason: Due to a heavy rain (red) warning, power station(s) need to cut off power to avoid flooding.
Sichuan mining unpredictable as always! pic.twitter.com/uBYd2Jo0ek
— Thomas Heller (@thomasheller_) August 17, 2020
Esses são sinais de alta?
Sim, eles são. Maior dificuldade significa menos lucratividade para os mineradores de Bitcoin, então o custo de mineração de BTC está subindo. Se as inundações fizerem com que algumas operações de mineração fiquem temporariamente fora do ar, isso reduziria ainda mais o fornecimento de bitcoins recém-extraídos.
As mineradoras terão que investir em hardware mais avançado para continuar sendo lucrativas. Por enquanto, essa corrida armamentista de hardware está protegendo a rede em níveis sem precedentes.
Uma rede mais segura será mais atraente para investidores tradicionais e dinheiro institucional. Mineradores dispostos a investir em hardware é um claro sinal de alta, já que poderão vender seu bitcoin com lucro.
How can one not be bullish at #Bitcoin right now? pic.twitter.com/1HmNGZkrH3
— ToxicView (@ViewToxic) August 24, 2020
De acordo com a visão de Satoshi Nakamoto, expressa no white paper original do Bitcoin, o preço deve seguir a escassez. Espere alguns momentos interessantes nos próximos meses.
O artigo Dificuldade de mineração de bitcoin atinge nível histórico foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.