Alterações recentes no iOS podem ter matado as ‘burner wallets’ do iPhone

Alterações recentes na prevenção inteligente de rastreamento (ITP) no iOS podem ter matado as ‘carteiras burner’ do iPhone.

Alterações recentes na ITP (Intelligent Tracking Prevention) no iOS podem ter matado as carteiras burner para usuários do iPhone.

As carteiras burner são carteiras sem custódia que armazenam a chave privada de um usuário no armazenamento local do navegador. Uma alteração feita pela Apple ao mecanismo Webkit do Safari, destinado a aumentar a privacidade do usuário, pode comprometer esse modelo.

Essa alteração limitará “a expiração dos cookies do cliente para sete dias”. Isso implica que as carteiras  serão destruídas após esse curto período. Embora as carteiras nunca tenham sido destinadas ao armazenamento de longo prazo de criptomoedas, alguns usuários optam por não seguir esta regra.

Exceção à regra

Felizmente, há uma exceção a essa alteração – adicionar um aplicativo à tela inicial. A postagem do blog anunciando a alteração afirma:

“O limite de sete dias no armazenamento gravável por script é bloqueado após sete dias de uso do Safari sem interação do usuário no site. Esse é o caso do Safari. Os aplicativos da Web adicionados à tela inicial não fazem parte do Safari e, portanto, possuem seu próprio contador de dias de uso. Seus dias de uso corresponderão ao uso real do aplicativo Web, que redefine o cronômetro. Não esperamos que a parte inicial de um aplicativo da Web tenha os dados do site excluídos.”

Infelizmente, adicionar uma carteira burner à tela inicial não é uma tarefa fácil. O ex-engenheiro de software do Google, David Mihal, escreveu um post examinando as mudanças e observou:

“Infelizmente, não há uma maneira ‘fácil’ de solicitar que um usuário adicione um site à tela inicial. Os usuários devem encontrar o botão oculto no painel ‘compartilhar’ do Safari. A Future Burner Wallets provavelmente exibirá avisos para os usuários do Safari, solicitando que eles adicionem a carteira à tela inicial e protejam seus fundos.”

Em 2017, havia 720 milhões de iPhones em uso em todo o mundo, não se sabe qual a porcentagem de proprietários de iPhone que usam carteiras burner baseadas no Safari.

Você pode gostar...