Dez pessoas são presas por golpe que roubou 28 milhões em criptomoedas
Por meio de uma ação conjunta, autoridades da França e da Bélgica desarticularam um esquema realizado por um grupo criminoso de Israel. Os golpistas enganaram cerca de 85 investidores, roubando um total de 6 milhões de euros em criptomoedas (R$ 28.506.778).
O golpe induziu as vítimas a investir seus ativos com uma elaborada tática, que os enganou com a possibilidade de grandes lucros.
Como funcionava o esquema
As investigações das autoridades europeias apontaram que os golpistas faziam uso de uma tática que enganava os investidores prometendo lucros de 35% sobre seus fundos e lhes dando pequenas quantias em dinheiro assim que entrassem no esquema de pirâmide.
Desta forma eles eram estimulados a continuar investindo e a convidar outras pessoas para entrar no negócio.
No entanto, os criminosos usavam os investimentos das pessoas que entraram por último para pagar os investidores mais antigos, em um típico esquema Ponzi.
Desta forma, a organização foi capaz de desviar 6 milhões de euros. No total, 10 pessoas foram detidas nesta ação, e assim o esquema foi desmantelado.
Outro golpe desfeito neste ano
Em outra ocorrência semelhante ainda em janeiro deste ano, as forças policiais da França, em parceria com autoridades de Luxemburgo, prenderam quatro golpistas em uma ação realizada no país.
Junto com eles foi apreendido 1 milhão de euros em critpmoedas. Por meio de uma investigação, a partir destas prisões, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos e cinco pessoas detidas por fazer parte deste esquema.
Posteriormente a polícia descobriu que o grupo recebia pagamentos de investidores e transferia os valores para falsas companhias, criadas por criminosos virtuais para pegar estes fundos. Em seguida, o dinheiro advindo de criptomoedas era transferido para diversas contas bancárias da União Europeia, da Turquia e de diversos países asiáticos.
Saiba mais em Dez pessoas são presas por golpe que roubou 28 milhões em criptomoedas