Deutsche Bank conclui teste de plataforma de investimento tokenizada

O Projeto DAMA é um novo sistema de acesso de gerenciamento de ativos digitais para transações de títulos tokenizados.

De acordo com um relatório de 21 de fevereiro, o Deutsche Bank Singapore e a Memento Blockchain concluíram com sucesso a fase de prova de conceito do Projeto DAMA (Digital Assets Management Access), projetado para facilitar o gerenciamento de fundos digitais que investem em títulos tokenizados. De acordo com o relatório, os gerentes de ativos conseguiram criar um fundo de ativos digitais com seu próprio token vinculado à alma e lançar uma rampa direta de fiduciário para digital para os usuários. Os investidores institucionais poderiam então se inscrever no fundo por meio da cunhagem direta de tokens, por meio de um agregador de exchange descentralizada ou por meio de um mercado integrado.

Como primeiro passo, o Deutsche Bank e a Memento Blockchain criaram uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) na Ethereum e um token soulbound (SBT) exclusivo e intransferível. Usando o SBT, os desenvolvedores da plataforma poderiam verificar a identidade do proprietário da carteira e conceder-lhes acesso a oportunidades de investimento sem exigir suas informações pessoais a cada vez. Enquanto isso, uma âncora de confiança mantém as verificações de Conheça Seu Cliente (KYC) e os documentos que o acompanham off-chain. O SBT também pode ser usado para restringir o acesso a serviços ou produtos que não correspondam à tolerância ou experiência de risco dos usuários subjacentes.

Para investir em um fundo, os investidores institucionais detentores do SBT forneceriam garantias para cunhar e receber ações tokenizadas do fundo de investimento digital subjacente de sua escolha. As ações tokenizadas podem então ser trocadas por meio de um mercado digital integrado para ativos digitais, como stablecoins. Quanto aos gestores de ativos, eles podem criar fundos tokenizados usando uma janela em testnets Ethereum envolvendo uma variedade de estratégias, como DeFi staking.

Assinatura de um fundo do Projeto DAMA por meio de um agregador DEX. Fonte: Memento Blockchain e Deutsche Bank

Para segurança de ativos, o Deutsche Bank e a Memento Blockchain utilizaram o MetaMask para o Projeto DAMA. A MetaMask é incorporada à plataforma como a carteira digital escolhida pelos parceiros para facilitar a transferência de ativos digitais. Os investidores institucionais precisariam manter um SBT em sua carteira MetaMask e KYC para acessar os aplicativos descentralizados da plataforma. Para as próximas etapas, o Deustche Bank disse que está explorando o uso do Projeto DAMA em Singapura, onde atualmente existem 1.100 gestores de fundos registrados com um total combinado de US$ 3,36 trilhões em ativos sob gestão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...