Desenvolvedor preso do Tornado Cash teria vínculos com serviço secreto da Rússia
O caso do Tornado Cash começa a dar sinais de que mais fatores em jogo foram sancionados. De acordo com novos eventos, o misturador de criptomoedas poderia ter sido intervencionado por razões políticas devido ao relacionamento com os serviços secretos russos.
De acordo com a Kharon, empresa de análise de dados e soluções de software para instituições, foi descoberto que o desenvolvedor do Tornado Cash que foi preso na Holanda sob a premissa de sua “participação na ocultação de fluxos financeiros criminosos e na facilitação de lavagem de dinheiro”, tem ligação com o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), uma agência secreta russa semelhante ao FBI nos Estados Unidos.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
O desenvolvedor preso, Aleksey Pertsev, era funcionário de uma empresa russa que havia sido sancionada depois que se descobriu que ele dava suporte direto ao FSB.
Pertsev é residente na Holanda e foi o fundador e CEO da PepperSec, a empresa que criou a fundação de software para o Tornado Cash após levantar financiamento em 2020. A PepperSec é uma empresa registrada em Seattle, Washington, de acordo com os registros da SEC. A empresa se apresenta como uma empresa de “white hats” hackers, e trabalha no campo jurídico combatendo hackers maliciosos.
Em 2017, Pertsev era especialista em segurança da informação e desenvolvedor de contratos inteligentes para Digital Security, de acordo com uma versão arquivada do site da empresa. A Digital Security foi alvo direto do Tesouro dos Estados Unidos por fornecer suporte material e tecnológico ao FSB, por isso foi sancionado. O Tesouro alegou que, a partir de 2015, a Digital Security trabalhou em um projeto que aumentaria as capacidades cibernéticas ofensivas dos serviços de inteligência da Rússia.
O código Tornado Cash não é hospedado ou gerenciado pela PepperSec, mas reside na blockchain Ethereum. A governança do protocolo Tornado Cash é de responsabilidade de uma organização autônoma descentralizada (DAO) de usuários do Tornado Cash chamada Tornado Cash DAO, razão pela qual a base de código foi criada por uma entidade centralizada, mas as decisões subsequentes foram tomadas por uma organização descentralizada.
FIOD alega que grandes quantias de dinheiro foram movidas por hackers norte-coreanos no Tornado Cash
A organização holandesa que fez a prisão é a FIOD, entidade pública que atua contra o crime tributário. As autoridades holandesas confirmaram que Pertsev deve permanecer na prisão, o que levou a vários protestos em Amsterdã sob a premissa de que “código aberto não é crime”.
Por enquanto, a FIOD alega dois pontos claros obtidos com as informações
- Do faturamento da Tornado Cash de pelo menos US$ 7 bilhões em criptomoedas desde 2019, pelo menos US$ 1 bilhão era de origem criminosa. O mixer tem sido usado para ocultar fluxos de dinheiro criminoso de roubos de criptomoedas online, incluindo “hacks de um grupo que se acredita estar associado à Coreia do Norte”.
- Os indivíduos por trás do Tornado Cash são suspeitos de obter “lucros em grande escala” com as transações.
A FOID fala no plural sobre as pessoas por trás do Tornado Cash, embora tenha citado que por enquanto “múltiplas prisões não estão descartadas”, mas também indica que há mais pessoas sob investigação. Os candidatos em potencial podem ser os fundadores da PepperSec, com sede nos EUA, Roman Storm ou Roman Semenov, com sede na Rússia.
Por enquanto, o serviço continua ativo assim como sua DAO, porém o mixer parece estar com os dias contados. Para alguns, como Charles Hoskinson, as sanções do Tornado Cash podem ser um precedente perigoso que mostra o poder do anonimato, como no caso de Satoshi Nakamoto e do Bitcoin.
O artigo Desenvolvedor preso do Tornado Cash teria vínculos com serviço secreto da Rússia foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.