Desaceleração da Inflação em Maio Aponta para Possível Flexibilização pelo Federal Reserve

A inflação nos Estados Unidos mostrou sinais de arrefecimento em maio, registrando a menor alta desde março de 2021. Segundo dados recentes, o principal índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), que exclui os voláteis custos de alimentos e energia, avançou apenas 0,1% no mês de maio em comparação ao mês anterior, atendendo às previsões dos analistas e marcando uma desaceleração em relação ao aumento de 0,3% em abril.

Este indicador é uma medida chave para o Federal Reserve, que o utiliza para ajustar suas políticas monetárias. Com o aumento anual do PCE básico situando-se em 2,6% em maio, os especialistas acreditam que esta é uma evolução positiva.

O relatório é parte de uma série de dados que sugerem uma tendência de desaceleração da inflação. Por exemplo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), outro indicador significativo, reportou um aumento de 0,2% em maio, abaixo das expectativas dos economistas.

Apesar das boas notícias recentes, o Federal Reserve mantém uma postura cautelosa. Em uma declaração recente, foi enfatizado que cortes nas taxas de juros só serão considerados quando houver “maior confiança” na trajetória da inflação.

Houve um modesto progresso em direção à nossa meta de inflação”, afirmou Jerome Powell, presidente do Fed, em uma coletiva de imprensa no dia 12 de junho. Powell acrescentou que é necessário “ver mais dados bons para reforçar nossa confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2 por cento”.

No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 60.878,19 com queda de 1% nas últimas 24 horas.

O post Desaceleração da Inflação em Maio Aponta para Possível Flexibilização pelo Federal Reserve apareceu primeiro em PortalCripto.

Você pode gostar...