DeFi precisa de um ‘killer app’ para subir de patamar, diz executivo da Ripple
Palestrantes na Blockchain Futurist Conference foram questionados sobre o futuro das finanças descentralizadas e o que era necessário fazer para promover a adoção geral.
Um “killer app” para os consumidores é o que será necessário para levar o setor de finanças descentralizadas (DeFi) a um nível que atraia o grande público, disse Boris Alergant, chefe de mercados DeFi da Ripple Lab.
Alergant fez os comentários durante um painel na Blockchain Futurist Conference intitulado “The Future of Decentralized Finance” na terça-feira, que foi coberto por repórteres do Cointelegraph em Toronto, Canadá.
Ao lado da Alergant, o CEO da Aventus Ventures, Kevin Hobbs, a cofundadora e CEO da FLUIDEFI, Lisa Loud, e o CEO e cofundador da Teller Finance, Ryan Berkin, também participaram do painel.
O sentimento geral entre os participantes do painel foi de que as instituições financeiras centralizadas acabarão empurrando a DeFi para a adoção geral. A Alergant sugeriu que o crescimento provavelmente virá de um aplicativo CeFi fácil de usar que oferece exposição aos serviços DeFi:
“Para um usuário comum, você diz à sua mãe como sair e apostar em Aave ou ETH […] e isso é um processo. Ela não sabe usar o MetaMask, mas quer gerar esse rendimento de alguma forma. Ela quer transacionar, mas não sabe como fazê-lo.”
“Então, acho que a adoção institucional é para onde está indo, e as instituições são o que permitirão […] esse killer app para os consumidores realmente levarem a criptomoeda e o DeFi a outro patamar.”
O cofundador e CEO da FLUIDEFI, Loud, expressou uma visão semelhante, observando como o consumidor comum acabou adotando a internet apesar de não entender o conjunto de protocolos da internet, também conhecido como TCP/IP:
“Todos nós usamos a internet certo? A internet foi uma mudança de paradigma para nós, mas não sabemos como usar o TCP/IP. Neste momento, todo mundo que usa o DeFi sabe como usar os protocolos, não é sustentável, não é um bom modelo para adoção.”
“Se olharmos para dois anos, vejo instituições investindo mais em DeFi e vejo empresas tornando experiências de usuário mais simples”, acrescentou.
O executivo da Ripple também destacou que o setor DeFi em breve trabalhará de mãos dadas com o setor CeFi para fornecer serviços financeiros aos clientes.
“A DeFi acabará por complementar e complementar a CeFi. No final, você realmente não se importa se uma negociação é feita por meios descentralizados em uma exchange centralizada. Eu só quero a melhor execução”, disse ele.
A Blockchain Futurist Conference é a maior conferência anual de blockchain e cripto em Toronto, Canadá, e acontece até quarta-feira, marcando o quinto ano do evento. Espera-se que o evento deste ano veja o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, falar lá, apesar de ele ter marcado presença na Korea Blockchain Week apenas dois dias atrás.
LEIA MAIS: