“DeFi não é igual à febre das ICO de 2017′, diz Cameron Winklevoss
Você não precisa ficar muito tempo no espaço das criptomoedas para saber que o DeFi está na moda. E apesar de sua reputação como o Velho Oeste da cripto, o bilionário do Bitcoin Cameron Winklevoss está vindo em defesa de DeFi.
Finanças descentralizadas, ou DeFi como são conhecidas, é um segmento em expansão no espaço de criptomoedas que dá aos investidores a chance de obter rendimento em troca de fornecer liquidez ao mercado, por meio do empréstimo de ativos cripto, por exemplo.
É um mercado que foi definido por seus movimentos de whipsaw que produzem retornos elevados e perdas repentinas, o mais recente dos quais fez com que os ativos da DeFi despencassem 40% nos últimos 30 dias, incluindo Airswap, Kava e Nectar, para citar alguns, como apontado por Ryan Watkins de Messari.
O DeFi foi comparado à febre da ICO de 2017-2018 por alguns motivos, não menos importante porque os construtores de ambos os segmentos se aglomeraram na Rede Ethereum , sem mencionar a febre que se seguiu durante os dois ciclos. A bolha da ICO, é claro, estourou desde então, mas não é incomum que o DeFi seja colocado no mesmo balde.
Até mesmo Watkins, da Messari, comparou a recente retração do mercado de DeFi ao das ICOs em 2017, dizendo que “os mercados em alta nunca sobem em linha reta”.
The last couple weeks in DeFi have been an absolute bloodbath.
But keep in mind bull markets never go up in a straight line.
In the 2017 ICO boom ETH pulled back 20%+ seven times before it peaked in January 2018.
So far in this bull market we’ve only experienced one.
— Ryan Watkins (@RyanWatkins_) September 22, 2020
Então é isso, este é o DeFi
O cofundador da Gemini, Cameron Winklevoss, diz que não é tão rápido. Em um tweet, ele aponta as diferenças ao invés das semelhanças entre DeFi e ICOs. Ele observa que, ao contrário de muitos projetos fracassados de ICO, cujos white papers foram reunidos, DeFi tem um caso de uso real em que “bilhões de dólares estão trabalhando, obtendo um rendimento positivo”.
No entanto, é difícil o suficiente para os investidores institucionais fazerem com que o Bitcoin passe pelo departamento de conformidade. DeFi vai ser mais difícil de vender para eles, então DeFi – assim como ICOs – continua sendo um mercado dominado por investidores de varejo por enquanto.
Hype DeFi
Apesar de todo o seu hype, você pensaria que o segmento de mercado DeFi é tão grande quanto o do Bitcoin. Mas isso não. De acordo com a Messari, o setor total de DeFi vale US $ 6 bilhões, o que fica abaixo do valor total do número 4 da criptomoeda XRP. Para uma perspectiva ainda maior, Messari compara o mercado de DeFi ao mercado de cripto mais amplo, excluindo Bitcoin, que ainda resulta em apenas uma fatia do bolo total, de 4%.
A Messari afirma,
“Em outras palavras, o hype da DeFi é forte, mas não o suficiente para causar impacto nos mercados de ativos cripto mais amplos. “
Nesse ínterim, no entanto, há muitos investidores ainda ganhando juros mais altos com a farming de rendimento do que poderiam sonhar nas finanças tradicionais.
O artigo “DeFi não é igual à febre das ICO de 2017′, diz Cameron Winklevoss foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.