DeFi não está morto, só precisa corrigir esses 3 problemas críticos
Tem sido um ano difícil para o DeFi e pode não melhorar até que os projetos se concentrem mais em segurança, regulamentação e usabilidade.
Os desafios persistentes que as finanças descentralizadas enfrentam foram bem documentados por um punhado de analistas e o recente colapso do ecossistema Terra reforçou o fato de que algo está criticamente errado com o DeFi.
Acho que o DeFi hoje está completamente quebrado para 99% da população.
A promessa de um sistema financeiro mais transparente foi superada pela ganância.
UST/LUNA é apenas o mais recente de uma série de desenvolvimentos ruins:
— Peter Yang (@petergyang) 11 de maio de 2022
Vamos dar uma olhada no que os especialistas dizem que o DeFi precisa fazer para ter outro renascimento.
Usabilidade aprimorada
Até o momento, a promessa de acesso aberto e sem censura a um sistema financeiro global descentralizado foi amplamente prejudicada pela interface complicada, processos confusos de staking de várias etapas e falta de clareza em torno dos rendimentos de vários tokens.
O que você acha que o DeFi precisa para alcançar a adoção em massa?
a) Maior facilidade de uso
b) Maior educação sobre DeFi
c) Menos exploits e rugpulls
d) Maior liquidez e on-ramps
e) Regulamento governamental claro pic.twitter.com/dX4Qpd2Dsh— Rugdoc.io (@RugDocIO) 9 de janeiro de 2022
A experiência do usuário para a maioria das plataformas é inferior ao que seria esperado ao lidar com plataformas multimilionárias e os layouts podem ser complicados, juntamente com uma documentação ruim que deixa os usuários frustrados.
Aumentando a confusão, uma lista cada vez maior de redes blockchain com seus próprios ecossistemas DeFi pode parecer assustadora para os recém-chegados que podem nunca ter usado uma carteira de software antes.
Em última análise, um melhor sistema de educação do público sobre DeFi em um ambiente confiável é algo que é necessário para ajudar no processo de adoção em massa, caso contrário, você enfrentará o mesmo problema do sistema financeiro atual, onde apenas uma pequena parcela da população colhe os benefícios.
A segurança precisa se tornar a prioridade nº 1
O setor DeFi é frequentemente chamado de oeste selvagem devido à capacidade de qualquer pessoa lançar um projeto com promessas chamativas apenas para puxar a corda em investidores ingênuos e deixá-los com um token sem valor.
Projetos bem-intencionados também são vítimas de vulnerabilidades de contratos inteligentes que veem sua liquidez drenada. Um exemplo recente disso foi o hack de fevereiro de 2022 da ponte de token Wormhole, que resultou na perda de 120.000 tokens Ether (wETH) encapsulados.
Para que mais pessoas se sintam seguras explorando o ecossistema DeFi em expansão e para manter os governos à margem da indústria, será necessário um maior nível de segurança e proteção contra agentes mal-intencionados e explorações de protocolo.
Auto-regular ou ser regulado
Um terceiro fator que está no topo da lista para muitos analistas de DeFi é a necessidade de maior clareza regulatória.
Embora a mera menção de tal coisa gere uma série de objeções de muitos investidores de criptomoedas que valorizam sua natureza não regulamentada, a maioria do público em geral que ainda não está envolvida com criptomoedas e DeFi provavelmente permanecerá cautelosa até que o governo dê a classe de ativos um selo de aprovação.
Graças ao recente colapso do ecossistema Terra, a regulamentação pode ser um dos primeiros desafios que o DeFi precisa resolver.
Não se sabe como serão esses regulamentos, mas ajudarão a estabelecer um ponto de partida que poderá ajudar o setor DeFi a evoluir e amadurecer.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
VEJA MAIS: