‘DeFi é a parte mais perigosa do mundo cripto’, diz a senadora Elizabeth Warren

A legisladora dos EUA afirmou que o valor das stablecoins “despencaria”, com os pequenos investidores sentindo em grande parte os efeitos de uma potencial desaceleração.

A senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren, não se conteve em suas críticas às finanças descentralizadas, expressando preocupação sobre como uma corrida às moedas estáveis ​​afetaria o investidor médio.

Em uma audiência na terça-feira (14)  com o Comitê Bancário do Senado discutindo stablecoins, Warren questionou a professora Hilary J. Allen da American University Washington College of Law sobre se uma corrida às stablecoins poderia potencialmente colocar em perigo o sistema financeiro dos EUA. Embora Allen tenha dito que um resgate “em massa” de stablecoins de pessoas que perderam a fé nos tokens provavelmente não teria “consequências sistêmicas” para os mercados tradicionais no momento, o sistema DeFi teria mais probabilidade de sentir os efeitos.

Warren rebateu que, como as stablecoins forneciam “a força vital do ecossistema DeFi” fora dos mercados regulamentados, ela acreditava que seu valor “despencaria precisamente quando as pessoas mais precisam de estabilidade”, com o impacto afetando as finanças tradicionais.

“DeFi é a parte mais perigosa do mundo cripto”, disse Warren. “É aqui que a regulamentação está efetivamente ausente e – sem surpresa – é onde os golpistas, os trapaceiros e os vigaristas se misturam entre os investidores de meio período e os iniciantes. No DeFi, alguém nem sabe se está lidando com um terrorista.”

Allen acrescentou que a ameaça potencial postulada por Warren pode estar no futuro do DeFi, sem abordar sua reivindicação sobre transações ilícitas:

“Não acho que o DeFi pode crescer sem stablecoins. Eu acho que seria difícil. No momento, acho que o DeFi está contido até o ponto em que não afetará a estabilidade financeira, mas se crescer, acho que há uma ameaça real aí, especialmente se ficar entrelaçado com nosso sistema financeiro tradicional. ”

A discussão entre os legisladores dos EUA presentes na audiência, chamada Stablecoins: Como elas funcionam, como são usadas ​​e quais são seus riscos?, segue o presidente do comitê, Sherrod Brown, solicitando que as empresas de criptomoedas liberem informações relacionadas à proteção do consumidor e do investidor em stablecoins. A professora Allen compareceu a uma testemunha ao lado de Alexis Goldstein, diretora de política financeira da Open Markets, Jai Massari, sócia da Davis Polk & Wardwell, e Dante Disparte, diretor de estratégia e chefe de política global da Circle.

Warren já usou audiências e declarações públicas para alegar que as criptomoedas estão principalmente ligadas a atividades ilegais. Em uma audiência em junho discutindo as moedas digitais de banco central, a senadora de Massachusetts disse que o “mundo cripto atualmente não tem proteção ao consumidor” e se referiu a muitos tokens como investimentos “falsos”. Ela também criticou as altas taxas de transação da rede Ethereum durante os períodos de volatilidade de preços.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...