DeFi canibaliza espaço no blockchain do Ethereum e pode ultrapassar até mesmo as transferências de ETH
A análise da atividade da rede Ethereum revela um aumento em transações complexas associadas ao DeFi
Dados publicados por Ganesh Swami, co-fundador da empresa de análise Ethereum ( ETH ), Covalent, indicam que as transações financeiras descentralizadas, ou DeFi, representam uma parcela crescente do espaço do blockchain do Ethereum às custas das transferências de ETH.
Swami analisou os custos de gás incorridos pelas transações da Ethereum ao longo do tempo, a fim de estimar a parcela da atividade de rede representada pelas transferências de ETH, transações simples do ERC-20 e as interações complexas com contratos inteligentes geralmente associados aos protocolos DeFI – à medida que cada categoria transacional é progressivamente maior taxas de gás.
Transações DeFi ‘canibalizam’ o espaço do Ethereum
Swami identifica o que “parece ser um teto natural para o gás total consumido em todos os tipos de transações”, indicando “a intensa demanda por espaço nos blocos da blockchain do Ethereum” e a “falta de escalabilidade” da rede, acrescentando:
“Em um mundo escalável ideal, todos os tipos de transações têm espaço para crescer. Mas hoje, no Ethereum, para que um tipo de transação cresça, é preciso canibalizar os outros. ”
Ao analisar a proporção relativa de transações representadas por cada uma das três categorias, os dados mostram um aumento constante no número de transações complexas às custas das transferências de ETH e ERC-20 – com transferências complexas crescendo de aproximadamente 5% da atividade da rede no início de 2017, oscilar entre 20% e 30% nos últimos meses.
Parte relativa das taxas de gás para cada categoria transacional no Ethereum: Covalent
O gráfico também ilustra a ascensão e queda das ofertas iniciais de moedas, com a transferência do ERC-20 representando 20% da atividade da rede durante o início de 2017. As transações do ERC-20 pairariam entre 10% e 15% durante o resto de 2017, antes de deslizarem como 5% até meados de 2018.
Após um pequeno retorno até 10% durante os últimos meses de 2018, as transações do ERC-20 caíram consistentemente – com as transferências do ERC-20 atualmente representando menos de 5% da atividade da rede Ethereum.
Covalent prevê ‘flippening’ no Ethereum
Swami prevê que transações complexas continuarão a representar uma porcentagem crescente da atividade da rede, à medida que um número crescente de organizações descentralizadas (DAOs), jogos e outros aplicativos para tokens não fungíveis (NFTs) for lançado no Ethereum.
Como tal, o analista espera que a tendência em breve conduza a um ‘deslize’ em que transações complexas superam as transferências de ETH.