Stablecoins descentralizadas podem dominar mercado de criptomoedas, diz fundador da MakerDAO
Rune Christensen diz que a regulamentação adequada fará com que as stablecoins se tornem populares, mas a verdadeira oportunidade de mercado jaz nas stablecoins descentralizadas.
As stablecoins descentralizadas podem vir a dominar o mercado de stablecoins, desde que as criptomoedas “acabem realizando todo o seu potencial”, diz Rune Christensen, cofundador da MakerDAO, protocolo pioneiro do setor de DeFi.
Em entrevista ao Cointelegraph durante a conferência Token 2049, realizada em Singapura, Christensen expôs suas ideias sobre o futuro das stablecoins descentralizadas como a Dai (DAI) e o papel desta categoria de ativo na criptoeconomia mais ampla.
A dupla discutiu uma apresentação feita por Nic Carter, sócio da Castle Island Ventures, na conferência, na qual ele disse que as stablecoins que rendem juros poderiam se tornar 30% do mercado dentro de dois anos.
Christensen concordou, mas disse que isso provavelmente dependeria da situação macroeconômica, acrescentando que “se as altas taxas de inflação continuarem, então provavelmente” a dominância das stablecoins aumentará.
Quando perguntado se uma stablecoin descentralizada poderia competir com suas concorrentes centralizadas, ele respondeu:
“Facilmente, quero dizer, acho que se o espaço acabar realizando todo o seu potencial, então as stablecoins descentralizadas serão o mercado inteiro, assim como as stablecoins centralizadas seriam as fronteiras que nos conectam ao sistema legado.”
Ele acrescentou que se as criptomoedas “cumprirem seu papel” e se tornarem regulamentada, as stablecoins centralizadas se tornarão mais comuns. No entanto, o verdadeiro potencial de mercado jaz nas stablecoins descentralizadas, sugeriu ele:
“Acho que a verdadeira vantagem das stablecoins descentralizadas, administradas por dados reais como a do Maker, é essa capacidade de gamificar suas economias.”
Em meados de 2022, Christiansen apresentou o “Plano Definitivo” da MakerDAO. O plano propõe tornar a DAI um ativo de livre flutuação, inicialmente garantido por ativos do mundo real (RWA).
Haverá um período de três anos em que a DAI permanecerá atrelada ao dólar. Durante esse período, o protocolo dobrará o uso de RWA para acumular o máximo possível de Ether (ETH), para aumentar a proporção de garantias descentralizadas.
Rune acredita que a Maker construiu uma base muito sólida e estável, mas foi superada por projetos fraudulentos e ilegítimos.
Ele quer tentar gamificar o protocolo para torná-lo divertido e mais atraente para os usuários mais jovens. “É o que as pessoas querem”, disse ele, antes de acrescentar: “As coisas são projetadas como um jogo, e esse é o tipo de interface que elas usarão.”
Colecione este artigo como um NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.
LEIA MAIS
- Por que os ursos do Bitcoin estão tentando manter o preço do BTC abaixo de US$ 62 mil para o vencimento das opções de sexta-feira
- Tokens DeFi obtêm ganhos de três dígitos, enquanto preço do Bitcoin procura novo suporte
- Banco Central do Brasil recebe projetos que unem Blockchain e inovações no sistema financeiro