De olho no Open Banking, HSBC anuncia parceria com a Salesforce para conjunto de APIs

HSBC fecha parceria com a Salesforce para o fornecimento de conjunto de APIs voltadas para open banking e construção de banco digital

O HSBC, um dos principais bancos do mundo, anunciou, por meio de um comunicado de imprensa, uma parceira com a Salesforce, por meio da MuleSoft para o fornecimento de um conjunto de APIs com foco em Banco Digital. A medida pode ajudar startups de bitcoin e blockchain a se conectarem com a instituição financeira.

Segundo o comunicado o banco usará o conjunto de soluções da empresa dentro de uma plataforma chamada Anypoint que permitirá, entre outros, o acesso às informações do banco mantendo a segurança dos dados.

“O aumento dos requisitos do PSD2 e o sistema bancário aberto exigem que as instituições financeiras compartilhem dados dos clientes com desenvolvedores de terceiros por meio de APIs. As experiências de clientes conectados se tornaram o novo campo de batalha. Os bancos estão passando por uma revolução na qual precisam passar de transações para interações personalizadas e serviços digitais para os clientes. O HSBC está aproveitando uma estratégia de API para desenvolver uma plataforma digital e co-criar novas experiências com um ecossistema mais amplo de desenvolvedores e parceiros” disse o anuncio.

Desta forma, fintechs, baseadas em bitcoin e blockchain, além de demais empresas que tiverem aprovação da instituição poderão criar novos serviços para clientes que utilizam de recursos de custódia do banco que também pode se conectar com estas empresas e oferecer serviços diferenciados para seus clientes.

“O HSBC está impulsionando inovações incríveis na era dos bancos abertos por meio da conectividade liderada por API. Estamos mudando para atender clientes em vários canais online e offline. Com o MuleSoft, o HSBC construiu milhares de APIs em uma rede de aplicativos e os implantou em vários ambientes para oferecer experiências novas e consistentes. Conseguimos reduzir o desenvolvimento de aplicativos. 75% e liberar novas funcionalidades para os consumidores a cada duas semanas versus uma vez por trimestre”, destacou Dinesh Keswani , CTO do grupo e CIO do banco digital de varejo do HSBC. 

O comunicado não informou quando as soluções de API estarão disponíveis para clientes e empresas que desejam conectar seus serviços ao banco, no entanto, como anunciou o Banco Central do Brasil, o sistema de Open Banking no país deve ser lançado em 2020.

Como noticiou o Cointelegraph, recentemente o HSBC anunciou a promulgação bem sucedida de uma carta de crédito (LC) em uma blockchain na Malásia. Segundo o banco, esta é a décima primeira transação movida a blockchain realizada pelo HSBC e o primeiro piloto desse tipo realizado por sua filial na Malásia.

Confira mais notícias
 

Você pode gostar...